Voltar para a tela anterior.

Parlamentares debatem sobre causas e solução para alagamentos

Renato Oliveira sugeriu desvio de água do loteamento Victório Trez


As contínuas chuvaradas ao longo do verão, que ocasionaram o alagamento de diversos bairros da cidade, como, por exemplo, no último sábado, foram discutidas pelos vereadores, na sessão ordinária desta terça-feira (28). Atentos à situação, sobretudo, do Fátima Baixo, um dos bairros mais atingidos pelas enxurradas, os parlamentares apresentaram sugestões de caráter preventivo.

O vereador Rodrigo Beltrão/PT iniciou o debate. Relatou a situação da Escola Municipal João de Zorzi, localizada naquele bairro. Conforme ele, o terreno onde a instituição está instalada não tinha histórico de alagamentos e passou a enfrentar o problema, depois da execução de novas obras da prefeitura, próximas a área. Beltrão solicitou ajuda objetiva da prefeitura, para evitar outras inundações. O vereador Marcos Daneluz/PT reforçou o pedido.

Morador do Fátima, o vereador Renato Oliveira/PCdoB acenou com possível solução para o impasse. Afirmou que encaminhará a sua proposta, sob forma de indicação, ao Executivo. Para ele, o ideal seria construir uma rede que desviasse a água do loteamento Victório Trez e região diretamente para a represa Maestra. Eu entendo que, se a prefeitura fizer a obra dessa forma, o custo será bem menor e vai solucionar o problema, sem ter que desapropriar nada, explicou. Conforme ele, se ainda for preciso construir uma bacia de contenção abaixo da represa, há estrutura para isso.

Mauro apoiou a ideia e informou que o trecho para a construção de uma rede não deve passar de 500 metros. Vinicius, também favorável à proposta, destacou, como outro problema da cidade, a baixa taxa de permeabilidade do solo.

O número deficitário de fiscais municipais foi consenso nas manifestações dos vereadores Geni Peteffi/PMDB (presidente da Casa), Daneluz e Guiovane Maria/PT. Este último criticou a atuação do poder Executivo na fiscalização de obras licitadas. Segundo ele, são malfeitas e provocam prejuízos aos moradores vizinhos às construções.

O líder do governo na Câmara, Alaor de Oliveira/PMDB, defendeu a prefeitura. Lembrou que os problemas vêm de antigas gestões municipais. O peemedebista convocou os vereadores da base aliada a citarem obras que contribuíram com a infraestrutura municipal. Edson da Rosa/PMDB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Francisco Spiandorello/PSDB, Gustavo Toigo/PDT, Mauro Pereira/PMDB e Vinicius Ribeiro/PDT destacaram, então, entre outras obras, o viaduto Campo dos Bugres, a extensão da rua Visconde de Pelotas, a abertura da rua Pinheiro Machado e o Mato Sartori.

28/02/2012 - 20:46
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo