Voltar para a tela anterior.

Apreciada a criação do Dia de Prevenção e Combate às Hepatites

Os tipos mais graves da doença podem levar à morte


A instituição do Dia de Prevenção e Combate às Hepatites Virais, no calendário de eventos de Caxias do Sul, foi apreciada durante a sessão ordinária desta quinta-feira (02). De autoria do vereador Gustavo Toigo/PDT, a matéria retornará ao plenário para segunda discussão e votação. Se aprovada pela Casa e sancionada pelo prefeito, a data ficará instituída em 9 de julho de cada ano, cabendo ao Executivo regulamentar atividades alusivas ao dia.

O autor baseou-se em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que deliberam sobre a existência de cerca de 325 milhões de portadores crônicos de Hepatite B e de 170 milhões de Hepatite C no mundo. Ele defendeu a criação de ações, no âmbito municipal, para contribuir no combate e prevenção à doença.

De acordo com Toigo, a maioria dos portadores não sabe que tem a doença, o que acaba por agravar a cadeia de transmissão da infecção e as formas crônicas da doença.

A hepatite atinge o fígado, inflamando o órgão e comprometendo as suas funções. Dos vários tipos existentes, as mais comuns são A, B e C. Algumas podem ser prevenidas mediante vacina.

02/02/2012 - 20:42
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo