Voltar para a tela anterior.

Aumento na tarifa da água motiva discussão

O Samae reajustou os serviços em 9,68%


O aumento de 9,68% nas tarifas de água e esgoto, em Caxias do Sul, anunciado nesse início de semana, pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), provocou debate na sessão ordinária representativa desta terça-feira (31). O vereador Guiovane Maria/PT iniciou as discussões mostrando-se surpreso com o índice que superou, segundo ele, em quase 50% a inflação no mesmo período. Acredito que esse aumento tão significativo deveria ter sido discutido com a população e não decidido a portas fechadas, comentou.

O vereador Mauro Pereira/PMDB salientou os serviços prestados pelo órgão municipal. Frisou a qualidade da água entregue pelo Samae à população e o rápido atendimento aos novos moradores que se estabelecem na cidade. Ao falar sobre o índice de reajuste, o peemedebista lembrou que o aumento do produto interno bruto (PIB) caxiense é superior à média nacional, o que ocasionaria uma inflação maior no município. O novo valor, de R$ 16,90, como tarifa mínima de água, continua sendo acessível à população, se lembrarmos a qualidade da água disponibilizada, disse.

Da mesma forma, os vereadores Francisco Spiandorello/PSDB e Vinicius Ribeiro/PDT consideraram a elevação dentro da normalidade. O pedetista apontou para o reajuste de 7,21% nos serviços prestados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que opera nas cidades gaúchas que não possuem sistema próprio de água. Vinicius acrescentou que, na comparação entre a tarifa básica, o Samae continua oferecendo o serviço de forma mais acessível do que a companhia estadual.

31/01/2012 - 19:26
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo