Voltar para a tela anterior.

Dom Paulo Moretto recebe título de Cidadão Emérito

Humildade é característica marcante da personalidade do bispo


O título de Cidadão Emérito foi outorgado a Dom Paulo Moretto, em solenidade, na Câmara Municipal de Caxias do Sul, na noite dessa quarta-feira (07). Um plenário lotado de convidados acompanhou a homenagem, proposta pelo vereador Vinicius Ribeiro/PDT, que se pronunciou em nome do Legislativo. O vereador contou a história de Dom Paulo e ressaltou a humildade e sensibilidade com que ele sempre realizou suas funções, dedicando seu tempo a cultivar amizades. Segundo Vinicius, o homenageado não sabe exatamente quando iniciou seu chamado a ser padre, diz que é como um rio que não se sabe ao certo onde começa.

Após a exibição de um vídeo, Dom Paulo recebeu, das mãos dos vereadores, o título de Cidadão Emérito, do presidente do Conselho dos Cidadãos Honorários, Ivan Machado, a Carteira de Identidade do Conselheiro e de José Ferreira Machado uma medalha. O deputado estadual Alceu Barbosa Velho, também homenageou o bispo emérito da Diocese caxiense, em nome da Assembleia Legislativa, por meio da Medalha da 53ª Legislatura.

Alceu destacou o carinho com a família e a humildade, como as maiores qualidade de Dom Paulo. Comentou ainda, que o pai do homenageado, Isidoro Domingos Moretto, foi por três vezes presidente do Legislativo Caxiense. O atual bispo de Caxias, Dom Alessandro Ruffinoni, disse que foi Dom Paulo que o ensinou a amar Caxias.

O homenageado ressaltou seu amor pela cidade e se disse grato a todos que estiveram presentes em sua tragetória. Dom Paulo lembrou que as coisas são construídas por muitas mãos e que várias pessoas que fizeram a diferença não são reconhecidas entre os homens, mas certamente serão por Deus. O cidadão emérito acredita, também, que a violência é motivada pela ganância. Vivemos em um mundo consumista, mas dá para ser feliz sem tantas coisas, externou.

Em nome do Executivo, falou o secretário da Cultura, Antônio Feldmann, que já foi seminarista e buscou retratar momentos em que conviveu com Dom Paulo.

Nascido no dia 25 de maio de 1936, filho de Isidoro Domingos Moretto e de Paulina Soldatelli Moretto, realizou seus estudos primários na Escola Henrique Emílio Meyer. Após uma tragetória de estudos ligados à religião, em 26 de maio de 1983, durante a romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, Dom Paulo Moretto tornou-se Bispo Diocesano de Caxias do Sul, função que exerceu durante 28 anos. Foi Presidente da CNBB Regional Sul III por duas gestões. Em julho de 2011 o papa Bento XVI aceitou seu pedido de renúncia ao episcopado, devido à sua idade avançada. Desde então é bispo emérito de Caxias do Sul.

07/12/2011 - 21:55
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo