Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi encaminha pedido de investigação sobre SUS ao MP

Vereador entregou ofício e certidão de óbito de idosa que morreu depois de permanecer três dias no Postão 24h


O vereador Alberto Meneguzzi (PSB) esteve reunido com a promotora Adriana Diesel Chesani, da 5ª Promotoria de Justiça Especializada do Ministério Público (MP), na tarde desta quarta-feira, 05 de julho, em Caxias do Sul. Além do parlamentar, participaram da audiência Sueli Bogo e Eliana Spido, cuidadora voluntária e sobrinha, respectivamente, de Rosalina Slongo, de 77 anos. A idosa faleceu na última sexta-feira, 30 de junho, minutos depois de chegar ao Hospital Virvi Ramos. Antes disso, ela permaneceu por três dias no Pronto Atendimento 24 horas, onde aguardava a liberação de leitos.

“Encaminhamos à doutora Adriana um ofício e uma cópia do óbito, despachado pelo Hospital Virvi Ramos, depois de quase 12 horas de espera, constando como desconhecida a causa da morte. Pedimos que o MP inclua esse caso na investigação que já está acontecendo, sobretudo pela suspeita de negligência, uma vez que foi prometido que dona Rosalina iria para um leito no dia seguinte à chegada dela no Postão e ela foi encaminhada ao hospital somente quando seu caso era irreversível”, explica Meneguzzi.

De acordo com Sueli e Eliana, foi-lhes apontado pela equipe do Postão que o problema da idosa estava no baixo número de plaquetas na corrente sanguínea. Assim, ao permanecer três dias sem receber a reposição de sangue, a situação se agravou e Rosalina foi levada ao Hospital Virvi Ramos em estado crítico.

Meneguzzi permanece no aguardo dos prontuários da idosa. Ele fez solicitações à secretária de Saúde, Deysi Piovesan, e ao Hospital Virvi Ramos. Além disso, deverá encaminhar documento à Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, para que fiscalize com frequência o Lar do Idoso Bela Vista, onde Rosalina residia.

"Não podemos deixar essa morte passar em branco. Se não há leitos, que se faça convênios, mas que esses convênios beneficiem a população. O que não podemos permitir é que vidas humanas se percam pela falta de cuidado e negligência de um sistema que está em colapso. A saúde pede socorro, em Caxias. Aqui, o problema não é de um governo ou outro, é um problema que cresce ao longo dos anos e precisa ser resolvido e pra isso tudo, precisa gestão e investimento", finaliza o vereador.

 

 

05/07/2017 - 17:16
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo