Voltar para a tela anterior.

Comissão para Enfrentamento da Violência entrega reivindicações do município à SSP-RS

Paula Ioris/PSDB e Adiló Didomenico/PTB apresentaram projeto de descentralização do IGP, cobraram efetivos, tornozeleiras e melhorias na infraestrutura da Penitenciária do Apanhador


A Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara Municipal reuniu-se com os assessores de gabinete do secretário estadual do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer. A reunião-almoço foi realizada na Sala de Leitura do Poder Legislativo, nesta segunda-feira (03). Felipe Pires da Silva e Rodrigo Rocha estão na cidade para acompanhar a reunião sobre o SIM RS, que contempla, entre outras soluções, sistema de monitoramento regional. O diretor de segurança do Movimento Avança Brasil, Ely Scalabrin Jr., que construiu a proposta de descentralização do IGP também participou do encontro.

A vereadora-presidente Paula Ioris/PSDB e o vereador Adiló Didomenico/PTB entregaram ofícios aos assessores com demandas ao secretário. São elas: projeto de descentralização da 2ª CRP do Instituto-Geral de Perícias (primeira etapa implantação de laboratório de balística forense); vinda de efetivos policiais para Caxias do Sul; respostas à interdição das casas prisionais da cidade, com investimentos práticos em segurança na infraestrutura da Penitenciária do Apanhador para validar esforço da Vara das Execuções Criminais pela não-interdição; e envio de 322 tornozeleiras para Caxias do Sul atingindo os presos em regime semiaberto sem monitoramento.

A vereadora Paula Ioris aproveitou a oportunidade para referir promessas feitas à Comissão pela superintendente dos Serviços Penitenciários (Susepe), Marli Ane Stock, em visita ao órgão no dia 10 de maio. Na ocasião, foi anunciado que as casas prisionais de Caxias do Sul estariam na lista para receber bloqueador de celular e scanner corporal e que havia um projeto, já bem avançado, para instalação de uma central com três salas de vídeo audiência na PERCS e para a implantação de uma divisão de monitoramento dos presos com tornozeleiras eletrônicas no Município. Foi declarado que havia um repasse mensal de uma média de 60 tornozeleiras para a cidade. Entretanto, em entrevista à imprensa, a delegada regional da Susepe, Marta Bittencourt, classificou as notícias como sendo intenções, tendo em vista que grande parte dos projetos dependem de verba federal.

O assessor Felipe Pires da Silva afirmou que Caxias do Sul vai receber efetivos, mas não soube precisar quantos porque a decisão cabe ao Comando Geral da Brigada. Ele vai entregar o projeto do IGP ao diretor-geral do IGP, Cleber Müller, entendendo a importância e benefício da descentralização. As reivindicações ao secretário Schirmer também serão encaminhadas. No encontro o assessor fez um contato imediato com a Susepe com a solicitação das tornozeleiras.

03/07/2017 - 15:33
Gabinete da Vereadora Paula Ioris/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo