Voltar para a tela anterior.

Edson da Rosa fala sobre turismo, educação e aeromovel

Temas envolveram Escola Ismael Chaves e futuro do Museu do Comércio


O vereador Edson da Rosa/PMDB utilizou o Grande Expediente da sessão desta terça-feira (04/04) para abordar três temas relevantes. Sobre o destino do Museu do Comércio despejado do Parque da Festa da Uva, diante do pedido de mediação formulado ao Legislativo pelo presidente do SINDILOJAS, Sadi Donazzollo, o vereador relatou encontro que manteve com a secretária de Turismo, Renata Carraro, para conhecer as definições e estratégias que serão adotados na área. Foi informado que o planejamento está nas mãos do trade turístico do município e que será apresentado num prazo de 30 dias. Já quanto à decisão de retirar o Museu do Comércio da Réplica, a secretária disse que, embora analisada internamente, a decisão coube à direção da Festa da Uva.

O vereador destacou a importância do “Seminário da Cadeia Produtiva do Aeromovel” promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas de Caxias do Sul (Simecs) na sexta-feira (31), nas dependências da Câmara de Indústria Comércio e Serviços (CIC), ao qual compareceu juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Felipe Gremelmaier/PMDB. O evento teve a participação de empresários, potenciais fornecedores para uma nova matriz econômica na área da logística e mobilidade, justamente um dos segmentos de excelência do parque industrial de Caxias do Sul. Chamou a atenção do vereador o debate sobre a futura matriz energética diante da nova perspectiva. Referiu ainda o convite formulado pela Marcopolo, uma das organizações que integra o grupo de desenvolvimento do Aeromovel, assim como a Randon, para que a Siemens, outra empresa fornecedora, instale em Caxias do Sul sua unidade de componentes elétricos.

O terceiro tema a ser trazido a plenário foi a situação da Escola Ismael Chaves, de Galópolis, cujo prédio principal tem 80 anos e que foi tombada pelo Patrimônio Histórico, que vem sofrendo com dificuldades estruturais e de manutenção. A convite do vereador Velocino Uez/PDT, a Comissão de Educação da Câmara, representada pelos vereadores Edson da Rosa e Prof. Paulo Périco/PMDB, esteve em visita à instituição. O desafio é superar o problema gerado pela interdição do auditório do estabelecimento em função de um beiral que necessita conserto. O compromisso assumido é de agir em conjunto na busca de uma solução breve para a escola estadual, que tem 400 alunos. Edson ponderou o equívoco da atual administração ao considerar que a defasagem na oferta de vagas para o ensino básico e fundamental em Caxias era apenas um problema de gestão. A realidade mostra que há outras carências.

A vereadora Gladis Frizzo/PMDB pediu aparte para corroborar a preocupação em relação à educação na cidade, trazendo números que constaram de reportagem jornalística veiculada nesta terça-feira pela mídia.

Por sua vez, o vereador Paulo Périco, em aparte, se associou à iniciativa do Simecs chamando a atenção para a importância de se buscar um novo modal. Agregou a possibilidade de retomar a discussão sobre o esforço desenvolvido há algum tempo para reativar o trem regional dentro dessa nova alternativa do aeromovel, uma solução sustentável para a mobilidade humana.

O vereador Velocino Uez agradeceu a atenção dada pela Comissão de Educação ao problema da Escola de Galópolis, acrescentando a gravidade que alcança também a cancha coberta que serve às festas comunitárias.

 

04/04/2017 - 13:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo