Voltar para a tela anterior.

Secretária da Habitação atende convocação da Câmara

Respostas apontam nova política de governo sobre movimento comunitário


A Secretária Municipal de Habitação, Tatiane Zambelli, atendeu nesta sexta-feira (31/03) o pedido de convocação formulado através do Requerimento 37/2017 para prestar esclarecimentos sobre atendimentos relacionados com a pasta. Na convocação, de autoria dos vereadores Adiló Didomenico/PTB, Denise Pessôa/PT, Flávio Cassina/PTB, Renato Oliveira/PCdoB e Rafael Bueno/PDT, foram endereçadas sete perguntas que a secretária respondeu por escrito e sobre elas discorreu durante a reunião que se estendeu por quase duas horas.

Embora objetiva quanto aos números de atendimento arguidos, em relação a temas polêmicos como a ocupação do residencial Rota Nova e a solução aguardada por outros loteamentos, mais o relacionamento com as lideranças de bairros, as respostas foram consideradas evasivas pelos vereadores. Da reunião participou também a secretária de Governo, jornalista Vânia Espeiorin. A secretária da Habitação informou aos vereadores que, por decisão de governo, o atendimento aos presidentes de bairro passará sempre pelo titular de Relações Comunitárias, Rafael Bado, que fará a triagem e agendamento das demandas junto ao secretariado. Essa nova política de se relacionar com o movimento comunitário suscitou críticas dos vereadores e de representantes de bairros presentes ao encontro.

Para o vereador Renato Oliveira/PCdoB, que presidiu a reunião, esse sistema não privilegia a solução de problemas, além de distanciar o Poder Público da sociedade. A vereadora Denise Pessôa fez questão de deixar claro que a atitude da Administração não está agradando a população, em especial quem representa os bairros e busca solucionar demandas já encaminhadas. O parlamentar reafirmou a dificuldade que tem encontrado para realizar reuniões com a secretária, historiando fatos e procedimentos. Por sua vez, a titular da Habitação sustenta que não faz distinção e que vem atendendo os vereadores que a procuram.

O vereador Adiló Didomenico/PTB disse que há secretários municipais que se dispõe a dialogar com a sociedade, em especial com vereadores, mas há outros que se isolam e não atendem ninguém, e criticou a política de encastelamento dos agentes públicos do Executivo.

Ao final, a secretária Vania Espeiorin anunciou que levará a posição dos vereadores quanto às relações com o movimento comunitário, enquanto a Secretaria trabalha nas questões levantadas e não respondidas.

31/03/2017 - 15:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo