Voltar para a tela anterior.

Comissão de Educação atende Escola Renato Del Mese

Instituição de Vila Cristina tem problemas de infraestrutura


No primeiro dia do ano letivo estadual, a Comissão de Educação da Câmara Municipal já teve de atender a uma demanda de problema em instituição de ensino. A questão envolve a Escola Estadual Dr. Renato Del Mese, do distrito de Vila Cristina.

Desde 2013, os alunos estudam em condições precárias de infraestrutura. Sem uma solução definitiva, a comunidade pediu auxílio da vereadora Denise Pessôa/PT, que apresentou o caso à Comissão, presidida pelo vereador Edson da Rosa/PMDB.

Na quarta-feira (22/02), dia de volta às aulas, a Comissão reuniu seus integrantes, a presidente da Associação de Moradores (Amob) de Vila Cristina, Claudete Maria Bortoluz, a diretora da escola, Irmtraud Bratz Goldbeck, e pais de alunos.

O encontro ocorreu na Sala das Comissões da Câmara Municipal. Participaram Edson, Denise e os parlamentares Alberto Meneguzzi/PSB, Rafael Bueno/PDT, Kiko Girardi/PSD e Paulo Périco/PMDB, ex-coordenador da 4ª Coordenadoria Regional de Educação que acompanhou o drama da instituição de ensino.

Segundo a presidente da Amob de Vila Cristina, em 2013, o prédio da escola foi interditado por problemas estruturais, como rachaduras, oferecendo risco de desabamento. Os estudantes passaram a ter aulas no segundo piso da subprefeitura do distrito.

Em 2014, a Renato Del Mese passou a funcionar em um novo prédio, classificado como escola modular tecnológica construtiva, que custou cerca de R$ 1 milhão. No ano passado, a nova estrutura também apresentou problemas, com piso cedendo em pelo menos quatro cômodos.

Na avaliação da diretora, há necessidade de construção de um novo prédio, mas ela entende que isso seja difícil devido à falta de verbas do Estado. Irmtraud espera que a empresa responsável pela obra refaça o piso.

Ao final da reunião, o presidente da Comissão de Educação anunciou providências que serão tomadas pelo Legislativo: agendar reunião com a coordenadoria da 4ª CRE e a Secretaria Municipal de Educação e, caso não haja solução na cidade, ir até a Secretaria Estadual de Educação, em Porto Alegre.

 

 

 

23/02/2017 - 13:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo