Voltar para a tela anterior.

Alceu Thomé exige rigor na fiscalização de obras públicas

Vereador alerta sobre má qualidade do serviço após licitações


 

 

Maior rigor na fiscalização das obras públicas foi tema do grande expediente de Alceu Thomé/PTB nesta terça-feira (21/02) na Câmara Municipal. O vereador cobrou providências para que próximas construções realizadas por empresas contratadas pelo Executivo tenham qualidade. Da tribuna, o petebista listou uma série de exemplos de instituições de ensino municipal que passaram por reforma e apresentaram problemas de infraestrutura logo após o reparo.

Se dirigindo aos colegas parlamentares, Thomé declarou:

“Parece que a legislação que regulamenta o processo licitatório não é segura o suficiente para garantir ao Poder Público que o erário não seja dragado por empresas que se apresentam sem as credenciais suficientes para o desenvolvimento de projetos de obras do tamanho que o Município tem proposto”.

O vereador prosseguiu, lembrando que várias obras públicas recebidas pelo Executivo foram inauguradas com festa, porém, pouco tempo depois da inauguração apresentaram defeitos e irregularidades. Essa situação, segundo o petebista, muitas vezes exigiu interdição de parte ou até da totalidade da obra.

O parlamentar lembrou que, na área de construção civil, há extensa legislação para licitações públicas, inclusive prevendo fortes penalidades às construtoras e responsáveis.

“Infelizmente, o aparato de legislação não tem alcançado o devido efeito”, afirmou.

Thomé destacou que em canteiros de obras particulares observa-se a presença física de mestres de obras, desde a fundação até o acabamento, acompanhando passo a passo a execução do projeto. Conforme o parlamentar, o mesmo não ocorre nas obras públicas. Por isso, o vereador entende que seja urgente um aperfeiçoamento dos mecanismos de fiscalização, para evitar mais gastos e garantir qualidade dos trabalhos à população.

Entre instituições de ensino público que passaram por reforma e logo apresentaram problemas de infraestrura, o petebista citou as escolas infantis Aurora Milesi Rizzi, no bairro Forqueta; Marquinhos, no São Victor Cohab; Planalto Rio Branco, no bairro de mesmo nome; Alaíde Monteiro, no Pôr do Sol; Carolina Sutil de Oliveira, no Nossa Senhora do Rosário; e Crescer e Aprender, no Santa Lúcia Cohab.

Ao final do pronunciamento, o parlamentar falou da Escola Infantil Santa Rita de Cássia, no Desvio Rizzo, como obra bem sucedida.

“Neste caso, o Município entrou com recursos financeiros e a comunidade cuidou da administração da obra, mantendo um experiente mestre de obras de forma permanente no local. Há 21 anos, ela se mantém em bom estado de conservação.”

21/02/2017 - 10:33
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo