Voltar para a tela anterior.

Câmara terá comissão para enfrentamento da violência

Proposição aprovada pelo plenário foi apresentada pela vereadora Paula Ioris


O Legislativo de Caxias do Sul terá nova comissão temporária em sua estrutura. Na sessão desta terça-feira (24/01) da Comissão Representativa foi aprovada a criação da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência, proposta pela vereadora Paula Ioris/PSDB.

Como principal argumento para defesa da comissão, a vereadora afirmou que a cidade já convive com uma epidemia na área da segurança pública. Expôs que a Organização Mundial da Saúde define a ocorrência de epidemia quando há registro de 10 mortes para cada 100 mil habitantes em razão de uma doença. “Em Caxias, em 2015, tivemos 23,6 mortes violentas por 100 mil habitantes; no ano passado, o índice subiu para 31,1 mortes. Portanto, são dados muitos preocupantes de uma grande epidemia”, assinalou. Citou, por meio de dados, que a situação se repete na maioria das grandes cidades brasileiras.

A vereadora destacou que a comissão promoverá audiências públicas visando à identificação dos focos prioritários e demais ações emergenciais para o combate à violência, ouvindo e interagindo com os segmentos envolvidos no tema. “Percebe-se o desespero das pessoas, fazendo justiça com as próprias mãos. Também se percebe a reação dos três poderes, antes omissos, para medidas emergenciais, porque não fizeram o que era necessário”, acrescentou.

O vereador Adiló Didomenico/PTB afirmou que a insegurança é a maior angústia da sociedade, que não pode mais ficar calada. Segundo ele, o sistema penitenciário faliu e os deputados federais têm apresentado ideias descabidas como solução. Definiu o Estatuto do Desarmamento como a maior idiotice já criada para reduzir a violência. Rodrigo Beltrão/PT defendeu a articulação das forças de segurança para pensar iniciativas de combate à violência.

Para Gustavo Toigo/PDT, não existe solução mágica para a questão da segurança, que deve estar na agenda diária de toda a comunidade. Segundo ele, é preciso combater a violência em toda a sua extensão, como contra a mulher, a drogadição, prostituição, pichação e o contrabando, dentre outros. O pedetista defendeu o aproveitamento de egressos do serviço militar para atuação junto com a Brigada Militar.

A insegurança no interior pautou manifestações dos vereadores Velocino Uez e Ricardo Daneluz/PDT e Arlindo Bandeira/PP. Uez citou que a situação piorou nos últimos meses, com ações violentas por grupos organizados, que têm monitorado as propriedades. “Eles se apresentam interessados em trabalhar na colheita e depois assaltam”, informou. Bandeira sugeriu a realização de encontros do comando da Brigada Militar nas comunidades e Daneluz confirmou que, nas reuniões que teve com setores agrícolas, a segurança apareceu como a principal preocupação. Citou que o abigeato e os assaltos com violência são os crimes mais comuns atualmente. “São dezenas de casos”, ressaltou.

Alberto Meneguzzi/PSB e Kiko Girardi/PSD criticaram o descaso com o Policiamento Comunitário, que foi vendido no passado como solução para reduzir a criminalidade. “A ideia é boa, mas fracassou”, disse Meneguzzi, apontando como causa principal o baixo efetivo da Brigada Militar. Também criticou o sucateamento da Polícia Civil e o corte nas horas extras.

Para Girardi, o Policiamento Comunitário é uma farsa, citando o caso do Bairro Serrano, onde a comunidade participou com a cedência de imóvel, mas o serviço não existe mais. “A comunidade foi parceria e agora cobra soluções”, reforçou. Renato Oliveira/PCdoB lembrou que, mesmo com a mobilização das comunidades, houve desativação de módulo da Brigada nos bairros Fátima e Santa Fé.

Requerimento 11/2017 (votação)

Vereador Partido Voto
ADILÓ DIDOMENICO PTB Não Votou
ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim
ALCEU THOMÉ PTB Sim
ARLINDO BANDEIRA PP Sim
CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim
DENISE DA SILVA PESSÔA PT Ausente
EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim
EDIO ELÓI FRIZZO PSB Ausente
EDSON DA ROSA PMDB Sim
ELISANDRO FIUZA PRB Não Votou
FELIPE GREMELMAIER PMDB Presente
FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Ausente
FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim
GLADIS FRIZZO PMDB Ausente
GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim
NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim
PAULA IORIS PSDB Sim
PAULO FERNANDO PERICO PMDB Ausente
RAFAEL BUENO PDT Ausente
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO DANELUZ PDT Não Votou
RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

 

24/01/2017 - 16:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247

Ir para o topo