Voltar para a tela anterior.

Ponto de Safra na Praça Dante? Que tal?

Vereador Meneguzzi ouviu produtores rurais que trabalham no centro de Caxias e apoiam a ideia


  Uma antiga reivindicação dos pequenos agricultores que comercializam seus produtos no centro de Caxias será recolocada em pauta pelo vereador Alberto Meneguzzi/PSB. O parlamentar irá propor ao Executivo e à Secretaria da Agricultura do município a alteração do local do Ponto de Safra da Rua Bento Gonçalves para a Praça Dante Alighieri. A ideia seria a utilização de uma das faixas da Avenida Júlio de Castilhos para o estacionamento dos caminhões e a montagem das bancas na praça central.

   Na manhã desta sexta-feira (13/01), Meneguzzi visitou o Ponto de Safra e conversou com os produtores. A mudança é uma reivindicação unânime dos trabalhadores. Arcângelo Maltauro, de Fazenda Souza, que comercializa verduras, diz que o local onde está instalado o Ponto é discômodo. “Para nós, aqui fica muito apertado”, pontua. O parlamentar se comprometeu a acompanhar os agricultores e buscar meios para viabilizar a alteração. “Na Bento Gonçalves, até a segurança está comprometida. Muitas bolsas, carteiras e outros objetos são furtados das pessoas que estão comprando, porque a passagem é muito estreita”, alerta Meneguzzi.

   Dalvir Zotti, de Caravaggio da Sexta Légua, explica a necessidade da mudança. “Em São Pelegrino, uma vez, o Ponto era na Rua Os 18 do Forte, coladinho da FSG. Agora, na Moreira César, antiga praça onde ficava o camelódromo, mudou da água para o vinho”. O produtor aponta que a alteração para a Praça Dante atrairia mais clientes. “Seria muito bom, sobretudo pelo fluxo de pessoas”, conclui. Martinho Rech, de Ana Rech, também se pronunciou. “Com certeza na Praça Dante seria bem melhor. O que fizeram na Moreira ficou bem melhor”.

   O comércio direto apresenta vantagens como preços acessíveis e produtos frescos, além de proporcionar o contato direto entre produtor e consumidor final. A retomada da demanda surgiu na conversa entre o parlamentar e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul (STR), Rudimar Menegotto, com o ex-vereador Raimundo Bampi (PSB).

   Alberto irá protocolar uma indicação ao Executivo para que estude a mudança. “Muitos agricultores nos falam que o poder público não está olhando para eles. Um deles, inclusive, disse que o pessoal da prefeitura acha que os colonos não precisam de nada”, pondera.

Ponto de Safra
Surgido em 1997, o Ponto de Safra é realizado semanalmente, às sextas-feiras, das 5h30 às 16h, em três espaços determinados pela Secretaria Municipal da Agricultura. Além da Bento Gonçalves, entre as ruas Dr. Montaury e Marquês do Herval, a feira acontece na Rua Treze de Maio, entre a Rua Sinimbu e Avenida Júlio de Castilhos e na Rua Moreira César, entre as ruas Os 18 do Forte e Sinimbu. O formato de comercialização é de uma sacola por R$ 2. Hoje, o programa movimenta um volume médio de 90 mil sacolas por edição.

 

13/01/2017 - 14:32
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo