Voltar para a tela anterior.

Comunidade de São Pelegrino reivindica mudanças de mobilidade nas avenidas Itália e Rio Branco

Reunião com o prefeito Daniel Guerra tratou de temas referentes ao trânsito, turismo e segurança no entorno da igreja São Pelegrino


  Os comerciantes e demais entidades do bairro São Pelegrino participaram de uma reunião com o prefeito Daniel Guerra (PRB), na tarde desta terça-feira (10/01). Capitaneado pelo vereador Alberto Meneguzzi/PSB, o encontro também contou com a presença do pároco de São Pelegrino, padre Leonardo Inácio Pereira.

  No encontro, os comerciantes expuseram ao chefe do Executivo e à secretária de Turismo, Renata Carraro, as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, com relação à mobilidade urbana do bairro. Os presentes relataram que as receitas do comércio estão em queda há algum tempo, sobretudo após a retirada das vagas de estacionamento e de embarque e desembarque de ônibus que transportam turistas.

  O responsável pela paróquia São Pelegrino, padre Leonardo, conversou com o prefeito sobre o convênio que existia entre a entidade e o poder público, tendo em vista a proteção do espaço religioso, que é o maior e mais conhecido ponto turístico do município. A parceria foi rompida em 2016, pois os recursos da segurança não estavam sendo repassados à organização do templo, que atualmente está com os portões fechados durante o dia.

  Meneguzzi reiterou que a necessidade de um novo planejamento de mobilidade, seja para a questão comercial ou para que os turistas possam visitar o templo, é uma causa comum. “É uma luta de todos. É inadmissível que, numa cidade como Caxias do Sul, o turismo esteja tão fraco como em São Pelegrino”, comentou. O parlamentar se mostrou preocupado com a falta de espaços para travessia da rua, tanto na Avenida Itália, quanto na Avenida Rio Branco, haja vista a velocidade dos veículos e a falta de locais para a parada dos visitantes e da população caxiense.

  O prefeito elencou como importantíssima a reivindicação da comunidade, no entanto, pediu que os diversos setores trabalhem com cautela. “Precisamos fazer uma caminhada, um cronograma”, explicou Guerra, que pediu à secretária de Turismo para liderar, junto aos vereadores e comunidade, os estudos de viabilidade técnica e legal. “Além da gestão técnica e legal, precisamos ser criativos”, finalizou o republicano.

  Também participaram do encontro os vereadores Paulo Périco/PMDB e Velocino Uez/PDT. Ao final da reunião, o prefeito pediu ao padre Leonardo que concedesse a bênção ao Executivo e aos presentes.

10/01/2017 - 18:46
Gabiente do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo