Voltar para a tela anterior.

"Temos que economizar bem, racionalizando e não pagando mal”

Vereadora Paula Ioris/PSDB defende a redução do número de CC's sem diminuir remuneração para manter elevado o quadro de funcionários da Prefeitura


A vereadora Paula Ioris/PSDB manifestou-se pela primeira vez em plenário, no exercício da função legislativa, durante a sessão extraordinária, realizada nesta quarta-feira (04/01) na Câmara Municipal de Caxias do Sul, que aprovou o Projeto de Lei Complementar 1/2017, de autoria do Executivo. A matéria elimina a verba de representação dos cargos de comissão da Prefeitura, com exceção do cargo de procurador do Município. O valor significava um acréscimo mensal de 50% sobre o salário de cada atividade.

A vereadora Paula Ioris/PSDB reconheceu a importância da medida sugerida pelo prefeito, sinalizando que o corte de despesas é uma necessidade administrativa em todo o país. Entretanto, por sua trajetória profissional oriunda da iniciativa privada, com atuação na área de Recursos Humanos e gestão, a parlamentar fez algumas considerações que a preocupam. “Precisamos economizar bem racionalizando. O que é caro é quem não trabalha. A minha preocupação em relação a esse corte linear é a qualificação de quem nós vamos ter ocupando esses cargos. Nomeia menos, mas nomeia bem. Valoriza quem tu estás chamando para trabalhar, porque a rotatividade e a ineficiência desse cargos vai ser muito mais cara”, declarou.

Paula Ioris apresentou uma pesquisa salarial recente da Associação Serrana de Recursos Humanos - ARH Serrana, entidade de referência na Serra Gaúcha na área de Recursos Humanos, envolvendo 72 empresas de pequeno, médio e grande porte da região. De acordo com o levantamento, a média geral dos cargos gerenciais vai de nove mil até 18 mil reais. Mais da metade das empresas participantes são de médio porte com faturamento anual de 16 a 300 milhões de reais.

Conforme a parlamentar, a Prefeitura, com arrecadação próxima aos R$ 2 bilhões/ano, se enquadraria na categoria de empresas de grande porte o que aumenta a responsabilidade e seriedade nas contratações para cargos de maior importância. “Quem gere a verba pública tem que ser gente muito competente, responsável e técnico. Estamos em um momento de racionalização, não há dúvida. A nossa consciência é favorável a essa racionalização. Mas de forma construtiva eu proponho essa reflexão ao atual prefeito. Sugiro que a Prefeitura integre a pesquisa salarial da ARH Serrana. A melhor forma de gerir salários é com critérios técnicos, pautados pelo mercado regional. Porque em se tratando de salários, o subjetivo sempre vai estar presente”, opinou.

Paula Ioris disse ainda que fez um comparativo com os salários de CC's de prefeituras de mesmo porte que Caxias do Sul e constatou que os valores praticados na cidade não estão acima. “Caro é quem não trabalha”, sustentou.

Ao final de seu discurso, a tucana aproveitou a oportunidade para sugerir ao prefeito que adote no Executivo o modelo de avaliação de desempenho utilizado em grande parte das empresas da iniciativa privada, que participaram da última pesquisa da ARH Serrana. “Nós temos que avaliar desempenho. A minha sugestão ao prefeito é que faça uma reforma administrativa para avaliar bem e cobrar resultado de sua equipe. Temos que economizar bem, racionalizando e não pagando mal quem trabalha com qualidade e efetividade”, concluiu.

05/01/2017 - 09:27
Gabinete da Vereadora Paula Ioris/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo