Voltar para a tela anterior.

Tribuna Livre do Legislativo é aberta para a Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul, que completa três décadas neste ano

Manifestaram-se aos vereadores e à comunidade a professora Monica Duso de Oliveira e Tibiriçá Vianna Maineri


A Tribuna Livre do Legislativo realçou as três décadas da Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (11/08), na Câmara Municipal. Manifestaram-se aos vereadores e à comunidade a professora Monica Duso de Oliveira e Tibiriçá Vianna Maineri.

Monica atuou até se aposentar na Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Helen Keller, localizada no bairro Lourdes, em Caxias. Ela destacou o esforço da comunidade surda na cidade e lembrou que o município foi o segundo do Estado gaúcho a legitimar e reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação objetiva e de uso corrente, por meio da lei 4.612, de 14 de janeiro de 1997.

A educadora elogiou o empenho dos surdos e das demais pessoas que têm trabalhado pela causa, destacando, principalmente, a dedicação de Tibiriçá Vianna Maineri, um dos fundadores da Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul. ”Não é somente a comunidade surda que está de parabéns, mas todos aqueles que sempre acreditaram nas lutas que travamos ao longo desses 30 anos. Somos gratos pelo aprendizado”, afirmou.

Conforme Monica, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao ano de 2010 apontam para a existência de 9 milhões de surdos no país. Tibiriçá complementou, dizendo que, em Caxias, há uma estimativa de 2 mil pessoas com surdez, mas esse número tende a ser maior, acredita.

Representando a Sociedade dos Surdos, cuja fundação data de 2 de agosto de 1986, Tibiriçá também utilizou a Tribuna Livre e falou em Libras, recordando das origens do grupo na cidade. “Em Caxias, o movimento dos surdos é forte. Vejo que a sementinha que plantei há 30 anos está dando frutos e pode crescer muito, se tiver mais incentivos”, ressaltou.

A Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul foi criada diante da necessidade de incluir e integrar mais as pessoas surdas, propiciando qualidade de vida e expansão no uso de Libras para a comunicação. A solicitação da Tribuna Livre de hoje, para a Sociedade dos Surdos se manifestar, partiu do vereador Daniel Guerra/PRB.  

11/08/2016 - 18:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo