Voltar para a tela anterior.

Adiló participou de reunião que definiu a Romaria de Caravaggio como bem cultural de natureza imaterial de Caxias do Sul

Ação foi promovida pelo COMPAHC no anfiteatro da Câmara Municipal


Na manhã da última quarta-feira (08/06), o vereador Adiló Didomenico participou de uma reunião do COMPAHC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural), onde foi aprovada a inscrição da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio como Bem Cultural de Natureza Imaterial de Caxias do Sul.

Segundo o COMPAHC, o Registro de Patrimônio Imaterial constitui uma forma de reconhecimento da sociedade daquilo que ela própria selecionou para salvaguarda das novas gerações. A fé que faz existir a Romaria é um bem intangível, realizado sobre uma estrada que, há mais de um século imprime, em seu chão, os milhões de passos peregrinos.

A Estrada que conduz ao Santuário de Caravaggio de Farroupilha não é, portanto, uma estrada comum a ligar localidades, mas um Percurso de Perpetuação de Fé Religiosa Popular como ficou demonstrado no Dossiê Interpretativo, apresentado pela historiadora Liliana Alberti Henrichs, coordenadora da Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura.

Além dos documentos textuais, fotográficos e audiovisuais reunidos e disponibilizados pelo Santuário de Caravaggio, quando da solicitação do registro pelo Reitor Gilnei Fronza, foi elaborada extensa pesquisa sobre o trajeto percorrido pelos fiéis ao longo de mais de um século desde o início da devoção em 1879, de acordo com metodologia e normas consagradas para a inscrição de bem cultural.

A estrada municipal que conduz a Caravaggio pertencia, na sua integralidade, ao município de Caxias do Sul até 11 de dezembro de 1934, quando foi criado o município de Farroupilha. A partir de então, uma parte da estrada integra o território caxiense, desde 1991, sob a denominação “Arziro Galalfassi” e a outra parte integra o município farroupilhense, desde 2010, sob a denominação “Luiz Victório Galafassi”, compreendendo 20 km no total. Com base no artigo 33 da Lei nº 7.495/2012 a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio será inscrita no Livro de Registro de Lugares e o Certificado será entregue em nova oportunidade.

Presidida por Ana Carla Furlan, além dos conselheiros, a reunião contou também com as presenças do Bispo Diocesano, Dom Alessandro Ruffinoni, do Reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, Pe. Gilnei Fronza, dos pesquisadores e escritores Cleodes Piazza e José Clemente Pozenato, de José Antonio Adamoli e Marisa Poloni, do vereador Gustavo Toigo/PDT, assessores da Prefeitura de Farroupilha e de Margô Segat, assessora do Santuário.

09/06/2016 - 15:00
Gabinete do vereador Adiló Didomenico
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo