Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense celebra os 85 anos do Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer

O aniversário, que é comemorado nesta quinta-feira, atraiu mais de cem pessoas ao plenário


Os 85 anos do Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na manhã desta quinta-feira (09/06), no plenário da Casa. Hoje é o aniversário, de fato, da instituição. Mais de cem pessoas prestigiaram a cerimônia. Na condução da solenidade, estava o presidente do Legislativo caxiense, vereador Edi Carlos Pereira de Souza.

Proponente da homenagem, o vereador Rafael Bueno ocupou a tribuna, de onde reverenciou a trajetória da escola. “Mesmo sem ter estudado nela, sempre fui bem acolhido, em gincanas, por exemplo. O meu estágio, como professor de História, também foi lá”, destacou.

O parlamentar enfatizou que a continuidade do sucesso da instituição passa pelo envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo os pais. Salientou o fato de o colégio homenageado continuar no pleito, pela vinda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a Caxias.

Depois de receber placa de reconhecimento, a diretora da escola, Cristiane Silva, fez breves agradecimentos. “Muito mais que ensinar conteúdos, o colégio é o espaço para formar cidadãos críticos, do bem e que saibam ouvir o próximo”, ponderou. Ex-diretora da Emílio Meyer (2007-2015) e hoje responsável pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Janice Moraes afirmou que a vida escolar passa por externar amor e dedicação, no dia a dia.

O secretário municipal da Educação, Agenor Basso, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Para Basso, o principal espaço de convivência, na vida de uma pessoa, é a escola. Lembrou que seus filhos estudaram no colégio homenageado. “É lá que preparamos cidadãos para novos horizontes”, observou.

Durante a cerimônia, houve apresentações da banda da escola. Como apoiadores da solenidade de hoje, assinaram o requerimento 5/2016 os vereadores Adelino Teles, Arlindo Bandeira, Guila Sebben, Neri, O Carteiro, Pedro Incerti, Renato Oliveira, Zoraido da Silva, além dos então vereadores (hoje, na suplência) Daiane Mello e Flávio Dias.

Saiba mais sobre a escola homenageada

O Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer iniciou suas atividades em 1931, na esquina entre as ruas Sinimbu e Vereador Mário Pezzi. Em 1º de maio de 1933, instalou-se na Avenida Júlio de Castilhos, sob o nome de Grupo Escolar Dr. Júlio de Castilhos. Em 24 de outubro de 1933, passou a ser estadual, nomenclatura que, em 1939, ficou incorporada ao nome de Henrique Emílio Meyer.

Entre os anos de 1966 e 1968, foram criados o Ginásio Estadual do Bairro Guarani e o Colégio Comercial de Segundo Grau. Em 9 de junho de 1976, enfim, as três unidades ficaram unidas e resultaram no Colégio Estadual de 1º e 2º Graus Henrique Emílio Meyer. Em 2000, o nome da instituição teve a última alteração, tornando-se o atual Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer. No momento, o órgão de ensino possui 1,2 mil alunos, 73 professores e 11 funcionários.

09/06/2016 - 12:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo