Voltar para a tela anterior.

Rodrigo Beltrão quer o fortalecimento da fiscalização de trânsito do município

O vereador também apoiou o emprego de sistemas de viodemonitoramento


O fortalecimento da fiscalização municipal de Trânsito, em Caxias do Sul, recebeu o apoio do vereador Rodrigo Beltrão/PT, na sessão ordinária desta quarta-feira (08/06). O parlamentar contou que, na tarde de hoje, a bancada petista, liderada por ele, fez uma indicação à Prefeitura, pedindo maior apoio a esse serviço. “Antigamente, a Brigada Militar fiscalizava o trânsito. No governo do ex-prefeito Gilberto Pepe Vargas (1997-2004), esse trabalho passou para a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade. Isso ajudou a BM, que foi liberada para se dedicar ao combate à criminalidade”, lembrou.

Para Beltrão, também é necessário melhorar os sistemas de videomonitoramento. Ele acredita que correções da iluminação pública e podas de árvores ajudariam no processo. Salientou ser autor de dois projetos de lei (PL), para contribuir com a segurança pública. Por meio do PL 105/2016, tenta obrigar as agências bancárias a manterem os conhecidos vigilantes, junto aos terminais eletrônicos, em todo o período em que houver disponibilidade dos aparelhos para o uso público, abrangendo horários noturnos, finais de semana e feriados.

Quanto ao PL 36/2013, Beltrão busca exigir a instalação de câmeras de vídeo, nas cercanias das escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental das redes pública e privada da cidade. Na ótica dele, seria outra forma de ampliar a proteção a estudantes, professores e funcionários.

Em seguida, outros parlamentares comentaram as colocações de Beltrão. O vereador Adiló Didomenico/PTB mostrou-se crítico com relação à atuação dos fiscais de trânsito da Prefeitura. Relatou que também se valeu do instrumento da indicação, para sugerir à Prefeitura a reativação de convênio com a Brigada Militar, voltado a retomar a presença de brigadianos, na fiscalização de trânsito. Adiló cogitou, ainda, a criação de uma empresa pública específica para esse tipo de serviço, como existe em Porto Alegre.

Enquanto isso, a vereadora Denise Pessôa/PT sustentou que a prática da fiscalização de trânsito deveria se restringir a servidores concursados, como é feita hoje. O vereador Gustavo Toigo/PDT pediu a ampliação do efetivo de policiais militares.

08/06/2016 - 19:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo