Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno repudia maus tratos a animais em sessão da Câmara Municipal

O parlamentar mostrou reportagem recente sobre atropelamento, no município de Santa Cruz do Sul


A notícia reproduzida em um vídeo, veiculado no Jornal do Almoço do último sábado, na qual o condutor de um automóvel atropelou, por duas vezes, um cachorro, em Santa Cruz do Sul, teve repercussões durante a sessão ordinária desta terça-feira (17/05), no plenário da Câmara Municipal. A partir da tribuna, o vereador Rafael Bueno/PDT cobrou justiça pelo incidente, que afirmou ter sido proposital.

O pedetista também deu ênfase à denúncia feita pela ONG MGDA (Organização Não Governamental Movimento Gaúcho em Defesa dos Animais), acerca de supostos maus tratos a animais retidos na Sociedade Amigos dos Animais (Soama), em Caxias do Sul. O parlamentar expôs fotografias que mostram cães em estado de saúde crítico, com problemas de saúde e superlotação. “Caxias do Sul está sendo conhecida como a favela mundial de animais”, considerou Bueno. Em seguida, ele defendeu a criação de mais políticas públicas para os animais, inclusive com elevação do número de castrações.

A denúncia da MGDA surgiu nos últimos dias, no Facebook, e recebeu mais de oito mil compartilhamentos, através da rede social. “Será que cada pessoa que compartilha a imagem faz a sua parte e adota os animais?”, questionou o parlamentar. Depois, emendou: “é muito fácil ficar sentado no conforto de sua casa e compartilhar uma fotografia na internet, enquanto milhares de animais sofrem e adoecem, em condições precárias de saúde”. Ele também disse que protocolou um pedido de informações à Soama, junto com o procurador-geral do município, Victório Giordano da Costa.

O vereador Jó Arse/PDT classificou como criminosa a denúncia contra a Soama. “Nós, vereadores, temos o dever de fiscalizar essa situação. Se está acontecendo, temos que agendar um horário e visitar a entidade, para que possamos realizar os devidos encaminhamentos, se for constatada qualquer irregularidade”, expressou Jó.

Em seguida, o vereador Arlindo Bandeira/PP comentou que, frequentemente, encontra cães abandonados no Interior do município e que, dentro do possível, oferece alimento aos animais. O progressista também defendeu uma lei mais dura para cidadãos que abandonem bichos.

17/05/2016 - 20:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo