Voltar para a tela anterior.

Dia Municipal do Carteiro poderá ser instituído em Caxias do Sul

Proposta do vereador Neri, O Carteiro/SD passou em primeira discussão e retornará ao plenário para votação final


A proposta que busca criar o Dia Municipal do Carteiro em Caxias do Sul passou em primeira discussão na plenária do Parlamento caxiense desta terça-feira (17/05). Assinado pelo vereador Neri, O Carteiro/SD, o projeto de lei (PL) 205/2015 retornará ao plenário para 2ª discussão e votação final. A data sugerida por Neri para referenciar o trabalho de quem entrega correspondências e encomendas na cidade é 25 de janeiro, quando o profissional também é lembrado nacionalmente. Na justificativa do projeto, o autor faz um histórico do ofício de carteiro no país.

Pelo texto, no dia 25 de janeiro de 1663, foi instituído pela primeira vez no Brasil o correio-mor, que era o nome dado aos carteiros naquela época. Em 1835, foi introduzido o serviço de entregas direto a domicílio e, mais tarde, em 1852, foi incorporado o serviço de telégrafo, porém ainda de forma separada. Em 1931, ocorreu a união desses dois serviços, criando o Departamento de Correios e Telégrafos. Já, em 1969, foi fundada a atual Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, nome utilizado até hoje para designar o serviço de correios.

Sobre a atividade de carteiro, Neri detalhou as funções internas e externas, valorizando a entrega a pé. “Mesmo com carência de pessoal, os profissionais fazem esse serviço secular com dedicação, zelo e profissionalismo”, frisou Neri, no texto.

Parlamentar informou, ainda, que consultou os profissionais da cidade e eles destacaram a preferência por festejar a data municipal no mesmo dia da comemoração nacional.

17/05/2016 - 19:33
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo