Voltar para a tela anterior.

Elói Frizzo defende reinvenção de modelo econômico para Caxias do Sul

Na ótica do vereador, o padrão industrial vigente encontra-se saturado


Uma reinvenção de modelo econômico de desenvolvimento para Caxias do Sul foi defendida pelo vereador Elói Frizzo/PSB, na sessão ordinária desta terça-feira (19/04). O parlamentar compartilhou a sua preocupação com os 15 mil trabalhadores que perderam emprego, no último ano, no município. Para ele, os próximos planos de governo precisam trazer alternativas para que a cidade não dependa, exclusivamente, de um grupo de empresas.

Frizzo lembrou que, em mais de cem anos de história, Caxias passou por períodos de ascensão vitivinícola, madeireira e metalmecânica. Disse que o último se encontraria em fase final de ciclo. “Quando grupos empresariais quebram, os mais prejudicados são os trabalhadores. Há muitos empreendedores que, infelizmente, abrem mão do capital produtivo, para investirem no mercado financeiro e especulativo”, lamentou.

O socialista também lastimou a precariedade de infraestrutura logística de Caxias, para ligá-la a grandes centros econômicos do Centro do país. Considerou haver dependência do sistema rodoviário, por meio de caminhões, o que, a seu ver, encarece o produto que chega ao consumidor. Apontou para urgência de se apostar na chamada alta tecnologia.

Em seguida, o vereador Gustavo Toigo/PDT ponderou que a superação de dificuldades passará pelo envolvimento entre o poder público, a iniciativa privada e o meio acadêmico. Na mesma linha, manifestaram-se os vereadores Felipe Gremelmaier/PMDB, Guila Sebben/PP e Jaison Barbosa/PDT. Para o vereador Adiló Didomenico/PTB, merece maior atenção a destinação de resíduos.

19/04/2016 - 18:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo