Voltar para a tela anterior.

Adiló cobra BIG sobre destinação de resíduos recicláveis

Após pronunciamento do vereador do PTB, Comissão de Direitos Humanos deve abordar a questão


O vereador Adiló Didomenico/PTB cobrou, durante na sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (06/04), a continuação de um acordo existente entre a rede de supermercados BIG e a prefeitura de Caxias do Sul no que se refere à destinação de lixo seletivo para associações de recicladores. O BIG rompeu o acordo, prejudicando um grande número de pessoas.

A partir da discussão, que se seguiu à fala de Adiló, a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS) deve abordar a questão em reunião marcada para a manhã desta quinta-feira (07/04), no Legislativo caxiense. A sugestão que a Comissão tratasse do tema partiu do vereador Zoraido Silva/PTB e foi acatada por seu presidente, Rodrigo Beltrão/PT.

"O respeito a esse acordo é muito importante, porque ajuda a garantir o sustento de dezenas de pessoas ligadas às associações de reciclagem na cidade. Esse material é fundamental para essas pessoas", disse Adiló. Com o rompimento do acordo, o material está sendo destinado a uma empresa privada.

O acordo que definia o repasse de lixo seletivo a reciclagens designadas pela Fundação de Assistência Social (FAS) e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) foi firmado em 2000, dentro de uma negociação para garantir ao BIG o alvará de licença para funcionamento. Por duas vezes, o BIG já havia tentado terminar o acordo, mas a intervenção da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) reverteu a decisão.

No dia 1º de março, a Walmart Brasil Ltda, que detém a marca BIG no país, encaminhou documento solicitando que a Codeca encerrasse o serviço de coleta desse lixo. Desde 1º de abril, esse material está sendo destinado à empresa responsável pela coleta em todas as unidades do supermercado no Rio Grande do Sul.

Além de Zoraido e Beltrão, Gustavo Toigo/PDT, Ana Corso/PT e Guila Sebben/PP abordaram o tema, com a posição de que a Câmara trabalhasse em prol da manutenção do acordo.

06/04/2016 - 21:41
Gabinete do Vereador Adiló Didomenico/PTB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo