Voltar para a tela anterior.

História de 80 anos do Sindicato dos Bancários é aplaudida no Parlamento caxiense

A sessão solene ocorreu nesta quinta-feira (29/10) e contou com a participação de atuais e ex-dirigentes, associados e autoridades


A história de oito décadas do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região recebeu muitos aplausos em sessão solene do Legislativo caxiense, nesta quinta-feira (29/10). Conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, parlamentar Flavio Cassina, a cerimônia contou com a participação de atuais e ex-dirigentes, associados e autoridades. Em nome da Casa, pronunciou-se o proponente da homenagem, vereador Pedro Incerti/PDT, que detalhou um pouco da trajetória da entidade sindical com a qual mantém contato há anos, por ser bancário de profissão.

O sindicato foi fundado em 24 de outubro de 1935, por 39 bancários. Inicialmente, era denominado "Syndicato Caxiense dos Bancários" e passou a se chamar Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Caxias do Sul, em 5 de dezembro de 1941. De acordo com Incerti, a entidade é autônoma, classista, democrática e sem fins lucrativos. “O Sindicato tem como fundamento o compromisso com a classe trabalhadora e com o engajamento no processo de transformação da sociedade”, frisou.

Segundo o parlamentar, entre as lutas que destacam o empenho da categoria, estão: melhores condições de trabalho, defesa da independência e autonomia sindical, ecologia, direitos humanos, liberdades individuais e coletivas, direitos fundamentais e justiça social. “A entidade participou ativamente dos movimentos políticos e sociais que envolvem a categoria. Agora, comemora esta história marcada pela solidariedade, elo que une os bancários com todos os movimentos da classe trabalhadora”, enfatizou Incerti, após recordar de diversas pessoas e líderes que auxiliaram na construção desse percurso de 80 anos.

Com base territorial nas cidades de Antônio Prado, Canela, Ipê, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Picada Café, São Marcos e Veranópolis, além de manter sede em Caxias do Sul, a entidade foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho, em 19 de setembro de 1936. Ao se manifestar em nome do sindicato, durante a solene, o coordenador da Secretaria de Organização e Política Sindical, Nelso Antônio Bebber, lembrou que a categoria dos bancários começou a se organizar em 1920, com as primeiras associações. Na década de 1930, vieram os sindicatos. Na sequência, uma relevante conquista: a carga-horária de trabalho de seis horas/dia.

O dirigente valorizou também a coragem da primeira mulher presidente do sindicato, em 1937: a bancária Gysmunda Pezzi. Nesse sentido, ressaltou que a luta por igualdade entre homens e mulheres, principalmente em cargos de direção e em termos de salários, continua sendo bandeira da entidade. A saúde dos bancários é outra preocupação. “A busca pela lucratividade por parte dos bancos tem gerado pressão sobre os bancários e uma maior insegurança, causando doenças, como a depressão e síndrome do pânico”, observa Bebber, informando que o sindicato tem um departamento específico de saúde, para atender aos associados. O coordenador mencionou, ainda, outras batalhas da categoria, como a regulamentação do sistema financeiro e a defesa dos bancos públicos e de um país com melhor distribuição de renda.

Em nome do Executivo municipal, o secretário municipal de Gestão e Finanças, Gilmar Santa Catharina, trouxe a mensagem do prefeito Alceu Barbosa Velho e deixou sua saudação aos bancários. “Tenho grande respeito pela categoria porque, no meu trabalho diário, contato com entidades financeiras geridas por bancários que prestam ótimo atendimento”, elogiou.

O presidente Flavio Cassina cumprimentou a categoria e todos que prestigiaram a solenidade desta noite. Além do proponente da homenagem, vereador Pedro Incerti/PDT, assinaram como apoiadores os parlamentares Adelino Teles/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Edson da Rosa/PMDB, Henrique Silva/PCdoB, Raimundo Bampi/PSB, Washington Cerqueira/PDT e Zoraido da Silva/PTB.

29/10/2015 - 22:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo