Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense homenageia os 35 anos do Grupo Stella Alpina

Fundada em 1980, a entidade mantém e cultiva tradições e cânticos italianos


Os 35 anos do Grupo Stella Alpina foram celebrados em homenagem da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na tarde desta quarta-feira (21/10), no plenário da Casa, no início da sessão ordinária. Proponente da celebração, o vereador Raimundo Bampi definiu: “As canções deles transmitem, com a sua arte, a epopeia dos lares italianos”. Ao lado de outros 11 membros do coro, o ex-vereador Guiomar Chies recebeu uma placa do presidente do Legislativo caxiense, vereador Flavio Cassina, que conduziu a cerimônia.

Bampi destacou o grupo como um instrumento de valorização da cultura italiana. “É importante que haja meios legais que auxiliem na difusão da cultura tradicional, junto às novas gerações, permitindo que histórias possam ser contadas através do tempo”, pontuou o vereador.

A secretária municipal da Cultura, Rubia Frizzo, preferiu ressaltar os sentidos de pertencimento e de valorização da família, entoados pelo Stella Alpina. Na ótica dela, a beleza de cantar une as pessoas e cria laços de amor. Integrante do coral, Chies também prestou agradecimentos ao Legislativo. Ao longo da homenagem, o grupo executou canções italianas e gauchescas.

Fundada em 1980, por um grupo de amigos que buscava manter vivos os cânticos originários italianos, a Associação Artística, Cultural e Recreativa Stella Alpina trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que busca preservar, manter e cultuar as tradições italianas, herdadas pelos antepassados, que iniciaram o desenvolvimento da região onde se localiza Caxias do Sul. Hoje, o grupo possui três discos musicais gravados e leva a cultura italiana a diversos municípios, através de apresentações mensais.

Como apoiadores do requerimento, que originou a celebração, assinaram os vereadores Adelino Teles, Arlindo Bandeira, Edi Carlos Pereira de Souza, Edson da Rosa, Guila Sebben, Gustavo Toigo, Henrique Silva, Pedro Incerti, Rafael Bueno e Zoraido da Silva.

21/10/2015 - 18:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo