Voltar para a tela anterior.

Meio ambiente, desenvolvimento e juventude preocupam os alunos da 2ª Jornada Parlamentar

Seis estudantes defenderam propostas durante o Programa Jovem Parlamentar, nesta segunda-feira (21/09), no plenário do Legislativo


Os alunos de Ensino Superior que participaram da 2ª Jornada Parlamentar do Legislativo caxiense, nesta segunda-feira (21/09), revelaram preocupação principalmente em relação a meio ambiente, desenvolvimento e juventude. Seis estudantes defenderam propostas voltadas à comunidade caxiense, durante o programa Jovem Parlamentar 2015. A atividade ocorreu no plenário e foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Flavio Cassina, e pelo presidente da Comissão de Educação da Casa, parlamentar Zoraido da Silva.

"Esta iniciativa é uma maneira de aproximá-los ainda mais da política e do poder Legislativo. Todos, direta ou indiretamente, necessitamos e fazemos política no nosso dia a dia", frisou Cassina. Zoraido complementou, elogiando a participação dos jovens e informou que as ideias debatidas poderão ser aproveitadas pelos parlamentares. Também acompanharam a apresentação dos jovens os vereadores Daniel Guerra/PRB, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB e Renato Nunes/PRB.

A sessão simulada foi presidida pelo aluno de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Gabriel Rodrigues, 22 anos, e secretariada pelo acadêmico de Marketing, também da UCS, Bruno Rodrigues Montemor, 24. Ocuparam a tribuna no grande expediente (espaço de 10 minutos que os vereadores dispõem para discorrer a respeito de diferentes temas) os jovens parlamentares Isadora Bassanesi Zardin, 18 (aluna de Direito da UCS), e Maicon Basso dos Santos, 22 (acadêmico de Engenharia Civil da UCS).

  Isadora e Maicon abordaram a necessidade de as pessoas adotarem práticas que auxiliem na preservação ecológica. Isadora criticou as queimadas na vegetação que acabam atingindo também as araucárias da Serra. "As intempéries e a instabilidade que enfrentamos ocorrem pela falta de cuidado com a flora que ajuda a regular o clima. Acredito que nosso país tem condições de crescer de forma sustentável, mas não podemos deixar as boas ações para amanhã", ressaltou Isadora. Já Maicon pontuou os prejuízos que agricultores sofreram com a geada que atingiu a Serra recentemente. Ele observa que, além do impacto econômico, a falta de atenção com a sustentabilidade pode gerar impactos sociais.

Na Ordem do Dia, espaço em que as propostas parlamentares são apreciadas e votadas, todas as proposições foram aprovadas. A geração de energia limpa, como a solar, foi o assunto do projeto de Bruno Montemor. Ele defendeu a implantação do Programa de Incentivo à Autogeração de Energia Elétrica nas residências. "O processo que conduz a energia desde a usina até nossa casa provoca perdas de até 40%. Com a luz sendo gerada a partir de nossas residências, essa perda será reduzida", argumentou.

O estudante de Jornalismo da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) Alexandre Schwertner Severo, 21, propôs a instituição do Prêmio Jovem Destaque. "Será uma forma de estimular a juventude que atua na sociedade", frisou Alexandre. Gabriel Rodrigues sugeriu a criação da Semana Municipal do Escoteiro, no período que anteceder a data de 23 de abril (Dia do Escoteiro). Ele trouxe diversos números sobre o escotismo no mundo e no Brasil. Disse que sua proposta é ter uma semana institucionalizada e que sirva para fortalecer os laços do movimento escoteiro com entidades e poder público. "Precisamos cada vez mais unir as entidades em busca de soluções para os problemas sociais", defendeu.

O projeto sustentado por Isadora procura regulamentar o serviço de hotelaria no que se refere às diárias. Sua proposta é que o hóspede tenha efetivamente a seu dispor uma diária de 24 horas e não de 20 horas, como é comum ocorrer, obrigando-o a sair apressado na hora do check out (procedimento de saída de um hóspede de um hotel). Em forma de projeto de lei complementar, surgiu a ideia do estudante de Ciências Contábeis Marcos Vinicius Saccaro, 25 (completados hoje). Ele sugere isenção pelo período de um ano de pagamento de ISS fixo (Imposto Sobre Serviços) por parte de contadores recém-formados que decidam empreender na sua área. Durante a plenária, Marcos também não escondeu o contentamento por participar do Programa Jovem Parlamentar e disse que tem convidado muitos amigos a conhecerem melhor o Legislativo e a política. Ele lamentou que mais colegas não tenham participado do programa. "Quando colocam algo sobre política no face (facebook), todo mundo critica. Agora, quando é para participar de boas ações como esta, nem todos se interessam. Antes de criticar, temos de conhecer", destacou o jovem.

Maicon Basso dos Santos, 22 (acadêmico de Engenharia Civil da UCS), optou por protocolar duas indicações. Uma delas sugere ao Executivo a adoção de um sistema de parada de ônibus nos bairros com proteção lateral. Como exemplo, apresentou imagens das paradas existentes nas cidades de Florianópolis/SC, Gramado/RS e em Caxias, na Praça do Trem. Outro pedido foi a criação de um espaço público no bairro Jardim Iracema.   

O Programa Jovem Parlamentar está na segunda edição (a primeira ocorreu em 2014) e busca estimular o envolvimento da juventude nas atividades legislativas. O objetivo é possibilitar aos acadêmicos de Instituições de Ensino Superior (IES) a vivência do processo democrático e legislativo por meio da participação em uma Jornada Parlamentar (momento em que ocorre o exercício do mandato em plenário).

Mais informações sobre o programa com a área de Relações Públicas do Legislativo caxiense, pelo fone (54) 3218.1695 ou no site www.camaracaxias.gov.br (http://migre.me/rb2bw).

 

Alunos que participaram da Jornada do Programa Jovem Parlamentar 2015, nesta segunda-feira (21/09), com respectivas propostas:

1 - ALEXANDRE SCHWERTNER SEVERO, 21 anos, aluno de Jornalismo da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG).

Proposta: Criação do Prêmio Jovem Destaque, com o propósito de estimular os jovens que atuam em ações sociais em diferentes áreas.

 

2 - BRUNO RODRIGUES MONTEMOR, 24 anos, aluno de Marketing da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Proposta: projeto que cria o Programa Municipal de Incentivo à Autogeração de Energia Elétrica (PMIAEE).

 

3 - ISADORA BASSANESI ZARDIN, 18 anos, aluna de Direito da UCS.

Proposta: projeto que visa à regulamentação do serviço de hotelaria no que se refere à estadia dos hóspedes.

 

4 - GABRIEL DA ROSA RODRIGUES, 22 anos, aluno de Jornalismo da UCS.

Proposta: projeto que institui a Semana Municipal do Escoteiro, a ser realizada anualmente na semana que antecede o dia 23 de abril.

 

5 - MAICON BASSO DOS SANTOS, 22 anos, aluno de Engenharia Civil da UCS.

Propostas: indicação ao Executivo sobre criação de um espaço público no final da Rua Agnaldo Luís Boeira e Carlos Drummond de Andrade, no bairro Jardim Iracema; e indicação para implantação de um sistema mais eficiente de paradas de ônibus nos bairros.

 

6 - MARCOS VINICIUS SACCARO, 25 anos, aluno de Ciências Contábeis da UCS.

Proposta: projeto de lei complementar que autoriza a isenção do Imposto sobre Serviços (ISS fixo) aos profissionais e técnicos de contabilidade que, em exercício da profissão, registrarem novos escritórios de contabilidade, dada sua data de regularização e modalidade Simples Nacional, no prazo de 12 meses.

21/09/2015 - 18:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo