Voltar para a tela anterior.

Marco Antonio Toss e Valdomiro Sirtoli são os agricultores do ano de Caxias do Sul

O prêmio foi entregue pelo Parlamento caxiense em sessão solene desta quinta-feira


Marco Antonio Toss e Valdomiro Sirtoli ganharam as atenções da comunidade e dos vereadores caxienses, na noite desta quinta-feira (23/07). Eles receberam a Medalha Agricultor Destaque 2015, em sessão solene promovida pela Câmara Municipal de Caxias do Sul. Conduzida pelo presidente da Casa, parlamentar Flavio Cassina, a cerimônia contou com a presença de produtores rurais, convidados e autoridades.  

O vereador Raimundo Bampi/PSB discursou em nome do Legislativo. Ele relatou a trajetória dos homenageados (confira o currículo abaixo) e apresentou reivindicações atuais de quem lida com a terra. O socialista lembrou que, no próximo sábado, dia 25 de julho, é comemorado o Dia do Colono.

"Ao agraciá-los com esta medalha, a Câmara homenageia toda a categoria que ajuda a produzir o combustível mais importante da humanidade: o alimento", frisou Bampi. Conforme o parlamentar, a exemplo de Toss e Sirtoli, os produtores rurais não param nunca. O trabalho, porém, não os amedronta, observa Bampi. O que causa dificuldade hoje a quem atua na agricultura é a falta de políticas mais eficazes. Nesse aspecto, o vereador critica, principalmente, o aumento de juros no crédito agrícola do atual Plano Safra, o acréscimo no preço dos insumos e a falta de infraestrutura em comunicação, energia elétrica e logística. Outro temor do parlamentar é que mais jovens decidam sair da colônia rumo à cidade.

Ao receber a distinção, Marco Antonio Toss, 24 anos, fez questão de representar a juventude que segue no campo e se aperfeiçoa para melhorar a agricultura em tecnologia e produtividade. Ele inovou na propriedade da família, introduzindo o plantio de hidropônicos (cultivo de plantas sem solo, onde as raízes recebem solução nutritiva com água). "Agradeço a meus pais por acreditarem em mim e na hidroponia. Dedico a eles e aos jovens este prêmio. Espero que aqueles que foram para a cidade voltem para a agricultura porque oportunidade tem para todos", disse Toss. Outro homenageado, Valdomiro Sirtoli foi singelo em seu emocionado e curtinho discurso: "Obrigado por este prêmio e pelo que vocês fizeram por mim".

Titular da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Arai Horn  representou o prefeito Alceu Barbosa Velho. Ele elogiou os homenageados, destacando a contribuição deles nos avanços do setor agrícola. Horn também mencionou alguns empecilhos que afetam o campo, como as deficiências na logística e as falhas na disponibilidade de energia elétrica. O secretário relacionou, ainda, subsídios e ações que a prefeitura oferece em benefício do produtor rural.

De autoria da Mesa Diretora, o requerimento 44/2015, que indicou os agricultores, foi aprovado por unanimidade. Os indicados a receberem a honraria foram selecionados por uma comissão especial composta de órgãos do poder público e do setor agrícola. A criação do prêmio coube aos ex-vereadores Geni Peteffi (in memoriam) e Marcos Daneluz, a partir dos decretos legislativos 207-A/2007 e 230-A/2008.

Neste ano, integram a Mesa Diretora os parlamentares Flavio Cassina (presidente), Edi Carlos Pereira de Souza (vice-presidente), Guila Sebben (2º vice-presidente), Edson da Rosa (secretário) e Pedro Incerti (2º secretário).

 

Confira o currículo dos agricultores homenageados em 2015:

Marco Antonio Toss - Com Ensino Médio completo e nascido em 28 de dezembro de 1990, é filho de Ademir Antonio Toss e Odete Boff Toss e irmão de Carina Raquelen Toss. Aos 24 anos, trabalha na propriedade rural da família, com plantação e cultivo fechado em estufas, na localidade de Bevilaqua, em Ana Rech. Entre os hidropônicos que sua família cultiva, estão: rúcula, radicci e agrião, todos sem agrotóxicos, que representam 80% da renda familiar. Os outros 20% vêm do plantio de frutas.

Valdomiro Sirtoli - Casado e pai de três filhos, Valdomiro faz parte do Conselho Fiscal do Sindicato Rural de Caxias do Sul. Com 62 anos de idade, é sócio-proprietário, com dois irmãos, da Vinícola Grutinha, localizada no Travessão Santa Rita (3ª Légua). Produtora de vinhos finos, espumantes, vinhos de mesa, sucos e graspa, com a identidade visual Adega Tradição, a família Sirtoli também trabalha com o cultivo de videiras de uvas europeias Merlot, Cabernet Sauvignon, Moscato Giallo e Tannat, além de uvas norte-americanas Bordô, Isabel e Niágara.


23/07/2015 - 21:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo