Voltar para a tela anterior.

Virgili Costa aborda temas ligados ao idoso

Parlamentar destacou espaço na Festa da Uva e criticou aumento do crédito consignado para pagamento de cartão de crédito


O vereador Virgili Costa/PDT voltou a abordar temas ligados ao idoso em pronunciamento no espaço do Grande Expediente na sessão ordinária desta quinta-feira (16/07). O parlamentar se centrou em três temas, um deles referente à Festa da Uva e outros dois envolvendo situações que expõem as pessoas da terceira idade.

Inicialmente, Virgili comentou a reunião da Comissão Temporária Especial do Idoso, realizada na quarta-feira e que contou com a presença do presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Edson Néspolo. No encontro, foi definida a participação de entidades que defendem os idosos no evento. "Queremos que a Festa da Uva seja um lugar para repercutir as políticas públicas do idoso", disse.

Virgili criticou, na sequência, a decisão do governo federal em ampliar o percentual de comprometimento do benefício ou salário no empréstimo consignado, de 30% para 35%, para o pagamento de cartão de crédito. A medida vale para assalariados, aposentados e pensionistas. Para ele, a norma beneficia apenas as operadoras de cartão de crédito. "A dívida do cartão de crédito não deve ser paga. O cartão cobra 400% de juros ao ano, se isso não é criminoso, o que é?", afirmou. Em aparte, Zoraido Silva/PTB considerou a medida uma armadilha. "É mais um instrumento para enterrar ainda mais o aposentado."

Virgili também abordou o chamado "conto do bilhete", golpe em que a pessoa é levada a entregar dinheiro a outra a partir de uma promessa de pagamento de um prêmio. O parlamentar citou casos, a partir de textos publicados em jornais, e considerou as instituições financeiras coniventes. "Como é que o banco paga? Se paga dessa forma, ele é cúmplice e deveria ser cobrado", disse, acrescentando que algo precisa ser feito.


16/07/2015 - 18:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404

Ir para o topo