Voltar para a tela anterior.

Comissão da Pacificação do Legislativo debate melhorias na Justiça Restaurativa

A criação de uma semana municipal e ações que promovam o diálogo com a comunidade estão entre as sugestões


A Comissão Temporária Especial da Pacificação Restaurativa do Legislativo caxiense promoveu, na manhã desta quinta-feira (16/07), na sala das comissões da Casa, a reunião inaugural do grupo. Vereadores e representantes de instituições relacionadas ao tema debateram propostas para integrar a comunidade e qualificar a luta pela pacificação, no município. Entre as sugestões, está a criação da Semana Municipal de Justiça Restaurativa. O presidente da comissão, vereador Gustavo Toigo/PDT, conduziu os trabalhos de hoje.

O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Roberto Louzada, destacou o papel da Câmara, no processo de Justiça Restaurativa, pelo fato de o Legislativo representar a comunidade caxiense. O coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Leoberto Brancher, ressaltou que Caxias do Sul é um dos primeiros municípios do Estado a fazer da pacificação restaurativa uma política pública. Brancher sugeriu que a Semana Municipal de Justiça Restaurativa fosse instituída na terceira semana de novembro, mesma data da comemoração internacional já existente.

O presidente da comissão agendou, para o próximo dia 27 de agosto, um encontro de exposição das ações referentes à Justiça Restaurativa, no qual serão apresentados os objetivos, resultados, experiências de casos resolvidos e a abrangência do tema. Brancher propôs, ainda, a criação de um programa, na TV Câmara (canal 16 da NET), para divulgar, ainda mais, as iniciativas.

Além do presidente Toigo, fazem parte da Comissão Temporária Especial da Pacificação Restaurativa os vereadores Adelino Teles/PMDB, Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Flávio Dias/PTB, Guila Sebben/PP, Henrique Silva/PCdoB, Neri, O Carteiro/SD, Raimundo Bampi/PSB e Washington Cerqueira/PDT.

Também integraram a mesa, na reunião, a assessora técnica da Fundação de Assistência Social, Miriam Nora, o presidente da Fundação Caxias, Paulo Poletto, o coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa, Paulo Henrique Moratelli, o assessor da SSPPS, Leonardo Nickel, o assessor pedagógico das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), André de Campos, o diretor do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), Pedro Falkenbach Júnior, a coordenadora do Posto de Justiça Comunitária e professora de Direito da UCS, Cláudia Hansel, e a diretora da Guarda Municipal, Raquel de Azevedo Dessoti.

16/07/2015 - 14:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Renata Chies

Ir para o topo