Voltar para a tela anterior.

Levante Caxias sugere que a cidade tenha um planejamento para os próximos 50 anos

Integrante da Ong, Edilson Baggio esteve na Tribuna Livre do Legislativo caxiense e detalhou algumas das defesas do grupo


A Organização Não Governamental (ONG) Levante Caxias sugeriu que a cidade tenha um planejamento para os próximos 50 anos. Representando o grupo, Edilson Baggio esteve na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Caxias do Sul, durante a plenária desta quinta-feira (11/06), e detalhou um pouco sobre o pensamento e as defesas da entidade no atual momento político do país. O requerimento autorizando a manifestação da Ong na Câmara partiu do vereador Daniel Guerra/PRB e foi aprovado por unanimidade.

Baggio fez rápido histórico do Levante, lembrando que surgiu em junho de 2012, a partir de  uma reunião de amigos interessados em debater ideias e questões públicas  envolvendo a comunidade. Em 2013, houve a criação de uma página no Facebook (http://migre.me/qegVJ). Em 15 de janeiro de 2014, o Levante Caxias obteve o registro de ONG.

Na opinião de Baggio, Caxias do Sul precisa ser diferente, com gestores planejando a cidade para o próximo meio século. Ele considerou, por exemplo, que o atendimento na área da saúde é bom. Entretanto, na sua avaliação, essa prestação de serviço poderia ser mais ágil, reduzindo as filas de espera por exames e consultas, por exemplo. "Esperamos que Caxias seja um polo de inovação. É preciso de homens e mulheres que pensem a cidade para os próximos 50 anos e não para as próximas eleições", defendeu.

Segundo ele, o Levante Caxias é multipartidário e tem mostrado indignação com episódios que afetam negativamente o Brasil. Entre eles, critica o envolvimento de alguns políticos brasileiros em escândalos de corrupção e desvio de dinheiro, como os citados na operação Lava-Jato. "Que país é este, que tem o terceiro homem na sucessão presidencial sendo investigado? Dizem que falta dinheiro para educação, saúde e segurança, mas não falta para a roubalheira", criticou.

Baggio também questionou os altos salários de alguns servidores públicos, quando professores sofrem para poder desempenhar sua função. A situação da violência também recebeu a atenção do integrante do Levante Caxias, que pediu mais ações e investimentos das autoridades para garantir segurança à população. Baggio listou diversos casos de assassinatos noticiados por jornais e envolvendo jovens, além de afirmações de estudiosos e juristas discorrendo em prol da comunidade e da Justiça. "Precisamos de policiamento e de ações integradas que poderão levar a patamares aceitáveis", reivindicou.

Baggio ainda demonstrou preocupação em relação ao desempenho econômico do Brasil, lamentando a redução de índices principalmente nas esferas industrial e comercial.

11/06/2015 - 18:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo