Voltar para a tela anterior.

Vereadora Denise Pessôa cobra a criação de um comitê municipal de imigração

Segundo a parlamentar, o comitê foi prometido pelo prefeito desde o ano passado, mas até o momento não ocorreu nenhuma ação por parte do município


A vereadora Denise Pessôa/PT abordou a chegada dos imigrantes em Caxias do Sul, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (27/05), ressaltando a necessidade de coordenar os esforços entre Prefeitura e entidades que tratam sobre o tema. Durante a sua fala, Denise também justificou sua ausência na reunião da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Justiça (CDHCJ): "não fui porque não fui convocada".

A atuação da Prefeitura foi criticada pela vereadora. Segundo ela, o Executivo Municipal, mesmo após sucessivas reuniões, ainda não pensou em nenhuma ação que colabore no acolhimento dos imigrantes. Ela ressaltou que, no ano passado, o prefeito prometeu a criação de um comitê municipal para tratar o tema da imigração de maneira conjunta, o que até agora não foi feito. "A chegada de um número maior de imigrantes na nossa cidade é uma situação que não tem volta. A partir de agora, é necessário criar o comitê municipal e inclusive pensar em estruturas públicas, dentro de alguns setores, que trabalhem a questão da imigração. São medidas necessárias para não aumentar a população em situação de rua e em vulnerabilidade social", justificou Denise.

A parlamentar parabenizou a ação do Centro de Atenção ao Migrante, em conjunto com a Associação dos Senegaleses, durante a celebração de Nossa Senhora de Caravaggio. "Foi uma caminhada pedindo paz que reuniu católicos e muçulmanos. Mostrou que temos mais coisas em comum do que diferenças," argumentou Denise.

A parlamentar também mostrou preocupação sobre a situação da casa dos senegaleses, que possui apenas três quartos, atualmente compartilhados por cerca de 30 pessoas. "Quem puder contribuir com móveis, cobertor, colchões, etc., entre em contato", solicitou a vereadora.

Sobre sua ausência na reunião da CDHCJ, cancelada por falta de quórum, a parlamentar afirmou que a prática da Comissão é realizar uma convocação por escrito, o que não ocorreu. "Até porque os outros quatro vereadores também não vieram", argumentou. Neste sentido, Denise aproveitou para salientar que a Comissão é referência na cidade, porém que não vem funcionando adequadamente. "Nesse momento, em que a cidade passa por problemas de desemprego e que tem um monte de gente precisando de orientação e de acesso às políticas públicas, acho importante que a Comissão esteja funcionando plenamente. Porém, os problemas que deveriam estar sendo resolvidos pela Comissão acabam sobrando para os gabinetes ", concluiu a vereadora.

27/05/2015 - 19:26
Gabinete da Vereadora Denise Pessôa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo