Voltar para a tela anterior.

Adelino Teles levanta necessidade de censo agrícola

Questão foi tratada em discurso sobre mortandade de abelhas


O vereador Adelino Teles/PMDB, o Magrão, pediu na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (21/05) que a Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo do Legislativo coloque em pauta a realização de um censo agrícola em Caxias do Sul.

A questão foi levantada pelo peemedebista em seu Grande Expediente, que tratou das causas e consequências da mortandade de abelhas, grandes responsáveis pela polinização de frutas e outros alimentos. Estima-se que um terço dos enxames sejam perdidos anualmente.

Adelino alertou sobre a necessidade de haver políticas agrícolas ligadas à apicultura, com o objetivo de preservar colmeias e, consequentemente, garantir maiores e melhores produções de alimentos.

Um censo seria fundamental para se conhecer as necessidades não apenas de apicultores, mas de todos os produtores rurais. A partir da pesquisa seria possível definir investimentos e outras ações. O último levantamento agrícola do município foi feito há quase 20 anos, na década de 1990.

Presidente da Comissão de Agricultura, o vereador Raimundo Bampi prometeu colocar na pauta do grupo a solicitação de um novo censo agrícola. Bampi acrescentou que compete ao Executivo fazer o levantamento, mas que o Legislativo pode cobrar da prefeitura.

Em relação à mortandade de abelhas, um problema mundial que os governantes não estão dando a devida atenção, Adelino citou três causas: o uso indiscriminado de agrotóxicos; as oscilações climáticas; e a falta de profissionalização da apicultura. O peemedebista discursou sobre este tema em razão do Dia do Apicultor, que é celebrado em 22 de maio, nesta sexta-feira. 

21/05/2015 - 17:29
Gabinete do Vereador Adelino Teles
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo