Voltar para a tela anterior.

Mão Amiga, João Marcos Fruet e Maria Nilva Kich são agraciados com o Mérito Comunitário 2015

A distinção entregue pelo Legislativo caxiense reconhece a contribuição de entidades e pessoas que atuam em prol da comunidade


A Associação Mão Amiga, o médico psiquiatra João Marcos Fruet e a professora aposentada Maria Nilva Kich receberam o Mérito Comunitário 2015 do Parlamento caxiense, durante a sessão solene desta terça-feira (19/05). A distinção em forma de medalha reconhece a contribuição de pessoas que se destacam por ações voltadas ao comunitarismo e ao bem-estar da coletividade. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Flavio Cassina. E os parlamentares Zoraido Silva/PTB, Rafael Bueno/PCdoB e Neri, O Carteiro/SD apresentaram ao público informações relacionadas à vida dos homenageados.

Zoraido detalhou a trajetória da Mão Amiga, que foi fundada em 2009 e trabalha para garantir vagas a crianças em escolas de Educação Infantil. "É uma atuação pela mudança social sem exigir nada em troca. Apesar de ser administrada em uma sala da Igreja dos Capuchinhos, é no lar de 1009 famílias que podemos constatar essa transformação social. Em 97 escolas conveniadas, as crianças recebem atendimento de qualidade, com profissionais qualificados e estrutura adequada", frisou Zoraido.

Em nome da Associação, recebeu a comenda o idealizador do projeto, o frei Jaime Bettega, que estava de aniversário e foi aclamado pela plateia com "Parabéns a você". O frei agradeceu a homenagem e disse que ela é voltada a muitas mãos, porque o trabalho da entidade é coletivo. "A Mão Amiga é uma bênção. Nossa função é ser ponte que une quem precisa a quem quer ajudar. Quando abraçamos uma criança, abraçamos também a família, pois os pais são desafiados na missão de serem pais", explicou frei Jaime, informando que a entidade está buscando o certificado de filantropia. A coordenadora administrativa do Mão Amiga, Geni Onzi Isoppo, também acompanhou a entrega da distinção.

A trajetória do médico psiquiatra João Marcos Fruet foi destacada pelo parlamentar Rafael Bueno/PCdoB. O vereador considerou o trabalho minucioso desenvolvido  pelo profissional na área da saúde, tanto na rede pública como na privada, destacando-se como terapeuta de grupo. "Em todas as frentes de trabalho, Fruet tem demonstrado uma postura entusiasta, perseverante e dedicada à escuta qualificada a fim de ajudar os pacientes a viverem melhor e em equilíbrio", elogiou o parlamentar.

Fruet integra uma equipe multidisciplinar de saúde preventiva que promove palestras há 17 anos para funcionários públicos. Em seu pronunciamento, o psiquiatra agradeceu a família, aos pacientes e aos amigos pelo apoio recebido até hoje. Numa analogia ao símbolo das mãos dadas estampado na medalha do Mérito Comunitário, Fruet demonstra que, com alegria e união, é possível superar obstáculos também no campo da saúde. "De mãos dadas, podemos ir avançando. Sempre existe uma maneira de sair da doença", ensina.  

Sobre a história da professora Maria Nilva Kich, o vereador Neri, O Carteiro/SD enalteceu a capacidade dela despertar afeto e respeito de alunos e colegas de trabalho. O parlamentar comoveu a docente ao mostrar um vídeo com depoimentos de ex-estudantes e amigos. "Como dizem os alunos, Maria Nilva prova sua gratidão e solidariedade pelo que já fez por escolas e comunidades, levando fé, amor, alegria e esperança", sublinhou o vereador Neri. Em retribuição ao carinho e à homenagem,  Maria Nilva foi econômica e, ao mesmo tempo, enfática em suas palavras: "Este é um dos momentos mais emocionantes da minha vida" .

Por fim, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Adiló Didomenico, repassou aos agraciados a saudação do prefeito Alceu Barbosa Velho. "Que possamos nos espelhar no exemplo de vocês para também ajudar nossos semelhantes", afirmou Adiló.

 

 

SOBRE A MEDALHA MÉRITO COMUNITÁRIO:

- O Mérito Comunitário é concedido aos cidadãos ou entidades de Caxias do Sul que se destacam por ações voltadas ao bem-estar da coletividade. Desde 2008, o prêmio passou a ser entregue. O projeto teve a autoria do então vereador Deoclécio da Silva/PMDB. Os nomes são indicados por uma comissão especial formada pelos líderes das bancadas.

- O requerimento 30/2015, com os indicados à Medalha Mérito Comunitário 2015, foi assinado pela Mesa Diretora e aprovado com o voto de todos os parlamentares. A atual Mesa Diretora, que assina o requerimento, é constituída pelos vereadores: Flavio Cassina (presidente), Edi Carlos Pereira de Souza (1º vice-presidente), Guila Sebben (2º vice-presidente), Edson da Rosa (1º secretário) e Pedro Justino Incerti (2º secretário).


BREVE CURRÍCULO DOS HOMENAGEADOS:

1) Associação Mão Amiga: foi criada em 7 de setembro de 2009, por um grupo de voluntários motivado pelo frei Jaime Bettega e sensibilizado com o número elevado de crianças em situação de vulnerabilidade social que não tinham acesso a vagas nas escolas de Educação Infantil de Caxias do Sul. Atualmente, cerca de 1,2 mil crianças são atendidas em mais de 90 escolas conveniadas.

2) João Marcos Fruet: nasceu no dia 16 de abril de 1969, em Caxias do Sul. É médico com pós-graduação em Psiquiatria. Atualmente, coordena a área de Psiquiatria do Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam) de Caxias do Sul. Realiza terapia de grupo há vários anos.

3) Maria Nilva Kich: nasceu em 9 de março de 1949, no 3º distrito de Vacaria, hoje município de Campestre da Serra. Veio para Caxias do Sul em 1978 para fazer o Curso de Estudos Sociais. De 1978 a 1990, trabalhou como instrumentadora cirúrgica e auxiliar de enfermagem no Hospital Pompéia. De 1990 a 2010, quando se aposentou, foi professora do município. Sempre se envolveu voluntariamente em atividades no bairro onde mora há 29 anos: o Jardim das Hortênsias.

19/05/2015 - 22:16
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

O Mérito Comunitário 2015 do Parlamento caxiense reconheceu o trabalho de uma entidade e dois profissionais: Associação Mão Amiga, o médico psiquiatra João Marcos Fruet e a professora aposentada Maria Nilva Kich

O Mérito Comunitário 2015 do Parlamento caxiense reconheceu o trabalho de uma entidade e dois profissionais: Associação Mão Amiga, o médico psiquiatra João Marcos Fruet e a professora aposentada Maria Nilva Kich

Crédito: Vania Marta Espeiorin


Últimas Notícias

Legislativo apresenta painéis da Semana da Comunicação 2024


Reunião do Legislativo debaterá a causa animal na próxima terça-feira


Entrega do Prêmio Caxias do Sul à Liga Feminina de Combate ao Câncer tem nova data: 29 de maio


Imagens da 422ª Sessão Ordinária - XVIII Legislatura


Vereador Juliano Valim compartilha demandas do Bairro Planalto na sessão ordinária


Ir para o topo