Voltar para a tela anterior.

Jaison Barbosa estuda apresentar projeto para obrigar a colocação de câmeras no transporte coletivo urbano

O parlamentar trouxe ao plenário a preocupação com os assaltos em ônibus que ocorrem em Caxias do Sul


Apresentar um projeto que obriga a instalação de câmeras no transporte coletivo urbano é a pretensão do vereador Jaison Barbosa/PDT. Na plenária desta terça-feira (19/05), o parlamentar externou sua preocupação com os assaltos que ocorrem nos ônibus e colocam em risco a vida de funcionários e da comunidade. Para ilustrar a atual angústia dos trabalhadores rodoviários, o pedetista apresentou uma reportagem veiculada na TV Caxias e que registra depoimentos de uma operadora de sistema.

Jaison também disse que participou, na última segunda-feira (18/05), de uma reunião do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Caxias e Região, na qual a insegurança foi o assunto debatido. O pedetista representou o Legislativo caxiense no encontro.

Diante disso, informou que, juntamente com sua assessoria, fez uma pesquisa e percebeu que não há em tramitação na Casa projetos que obriguem a colocação de câmeras e de aparelhos GPS (Sistema de Posicionamento Global) em coletivos. "Vamos construir, nesta semana, um projeto de lei pedindo para que isso aconteça (colocação de câmeras e GPS em coletivos urbanos)", informou Jaison, convidando os demais parlamentares a colaborarem na elaboração da proposta.

O vereador Gustavo Toigo/PDT considerou oportuna a ideia do colega de bancada. Entretanto, sugeriu que seja verificada a possibilidade de se estabelecer a exigência de câmeras nos ônibus, tendo em vista que o transporte coletivo urbano em Caxias é objeto de concessão. Toigo também comentou que, para haver mais segurança, é preciso, entre outros pontos, colocar mais policiais nas ruas e melhor estrutura para os presídios, além da atualização da lei processual penal.

Nessa linha mencionada por Toigo, Jaison concordou com a necessidade de a Brigada Militar dispor de mais efetivo. "A presença da nossa Brigada é sempre geradora de segurança", frisou o vereador. Jaison também cobrou uma melhor repartição dos tributos recolhidos pela União. No seu entendimento, deveria ocorrer um maior retorno de verbas aos municípios, para que pudessem ajudar a garantir mais segurança à população.

19/05/2015 - 19:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo