Voltar para a tela anterior.

Projeto que tramita no Legislativo caxiense busca homenagear o pintor Aldo Locatelli e pessoas da área cultural

De acordo com a proposta, apresentada pelo vereador Gustavo Toigo e apoiadores, a comunidade poderá indicar cinco personalidades a serem agraciadas


A  partir de uma iniciativa do vereador Gustavo Toigo/PDT com o apoio dos líderes  do PSB, PP, PCdoB, PT, PDT, SD, PTB e PMDB, foi protocolado na Câmara Municipal  de Caxias do Sul uma proposta que prevê a instituição da Cerimônia Especial "Aldo Locatelli: 100 anos de história e legado", no ano de 2015.

Além de uma homenagem ao pintor que deixou sua reconhecida marca na cidade, o projeto  procura valorizar profissionais com destaque no campo cultural. Nesse sentido, prevê que a comunidade caxiense participe, através de e-mail, da indicação de personalidades cuja atividade esteja vinculada à vida, à obra ou à história do pintor. Os cinco nomes que receberem o maior número de indicações serão agraciados com uma distinção em sessão solene a ser realizada no dia 18 de agosto, data em que o pintor faria 100 anos, se estivesse vivo.

"É importante reconhecer a história e o legado de Aldo Locatelli, cuja obra é de grande valor e um patrimônio artístico e cultural de nossa cidade", destaca Toigo.

Entre os diversos trabalhos de Aldo Locatelli, destacam-se os quadros da "Via Sacra" e o "Juízo Final", na Igreja São Pelegrino, e o painel "Do itálico Berço à Nova Pátria Brasileira" (foto), no Centro Administrativo Municipal de Caxias. Essa segunda obra foi concluída em 1954 e lança um olhar sobre a trajetória dos imigrantes. 

Neste momento, a proposta de criação da homenagem está em análise nas comissões da Câmara.

19/05/2015 - 14:35
Gabinete do Vereador Gustavo Toigo
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo