Voltar para a tela anterior.

Vereador Jaison Barbosa participa de reunião para tratar assaltos em coletivos urbanos

Debate visa resguardar a vida de motoristas e cobradores


Na tarde desta segunda-feira (18/05) o vereador Jaison Barbosa/PDT representou a Câmara de Vereadores na reunião agendada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Caxias do Sul, Tacimer Kulmann da Silva, para tratar sobre o elevado número de assaltos que vem ocorrendo no transporte coletivo urbano do município.

No ano de 2014 ocorreram 6 assaltos a coletivos no mês de abril, já no mesmo período em 2015, ocorreram 26 assaltos. Motoristas e cobradores de ônibus estão inseguros e temerosos com a situação, apontando para uma possível paralisação das atividades até que condições de segurança sejam ofertadas para o bom desempenho da função. O fato poderá acarretar prejuízo aos usuários de transporte público coletivo, assim como também poderá afetar toda a população da cidade.

O diretor da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Carlos Roberto Noll, destacou que, com a implantação do programa SIM Caxias haverá aumento significativo de câmeras de vigilância, e elas atenderão os principais eixos que compõem o sistema viário do município, monitorando os veículos e coletivos urbanos.

O subcomandante do 12° BPM, major Emerson Ubirajara De Souza, comunicou que a Brigada Militar está trabalhando com um programa de gestão, denominado "Avante". O programa visa definir como se comportam os índices de criminalidade, para assim desenvolver estratégias e atacar de forma definitiva a questão. O Major Ubirajara ressaltou que a grande maioria dos assaltos estão ligados ao consumo de drogas, e se concentram na região norte da cidade. Os dois maiores índices de assaltos são: o roubo a pedestres e a coletivos urbanos.

O diretor administrativo da Visate, Gustavo Marques dos Santos, ressaltou que a empresa também está preocupada com a integridade de seus funcionários, e que presta todo o apoio quando a situação ocorre e mantém um programa de acompanhamento psicológico para os funcionários que sofrem este tipo de situação.

Jaison, que é sindicalista, defende a integridade dos funcionários acima de tudo. "Precisamos que o poder público e a iniciativa privada pensem e trabalhem unidos para resolver esta questão. Alguns dizem que é por causa do desemprego, mas os níveis de criminalidade aumentaram muito, e este não é só o único fator, a mente criminosa está solta e os cidadãos de bem, reféns. A propagação das drogas também é outro fator. Temos que inverter esta ordem de valores", ressalta o vereador.

Também estavam presentes na reunião o Delegado Regional de Polícia Civil, Paulo Roberto Rosa da Silva, funcionários da Visate que já sofreram a ação de assalto e demais integrantes do sindicato.

18/05/2015 - 17:43
Gabinete do Vereador Jaison Barbosa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo