Voltar para a tela anterior.

Portal do Centro de Memória da Câmara possui novo layout com facilidades na pesquisa

A versão remodelada destaca imagens de mais de um milhão de páginas digitalizadas


Um novo layout e facilidades no processo de pesquisa são algumas das novidades do portal do Centro de Memória da Câmara Municipal de Caxias do Sul, hospedado no site institucional da Casa. A versão remodelada entrou no ar, nesta semana. Mesmo que ainda esteja em fase de atualização, a ferramenta eletrônica já possibilita à população conferir a maior parte do acervo, de mais de um milhão de páginas de documentos digitalizados. A abrangência vai desde a primeira ata de instalação dos trabalhos legislativos, em 26 de setembro de 1892, até publicações e imagens atuais. Para acessar, basta clicar: http://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/portalliquid.

De acordo com o presidente do Legislativo caxiense, vereador Flavio Cassina, o portal socializa a produção parlamentar e aproxima a comunidade dos trabalhos da Casa. "Pelos mais variados documentos, incluindo atas, pronunciamentos, jornais e imagens, a página garante a preservação da memória do município", destaca.

O chefe do Centro de Memória, o documentalista Eduardo Reis, explica que a atualização desse gerenciador eletrônico de documentos buscou a atender a sugestões, colhidas junto a quem acessa o conteúdo online. "A visualização ficou melhor. Também diminuiu o número de etapas, a serem percorridas, até chegar ao documento desejado. Em termos de acessibilidade, é possível navegar pela página, a partir do teclado", explicou. Segundo ele, a média mensal de consulta à página é de 500 pesquisadores.

Reis lembra que o empenho, nessa reconstrução histórica, remonta ao período posterior ao incêndio de 17 fevereiro de 1992, quando a Câmara funcionava no Centro Administrativo Municipal. Desde então, conforme o documentalista, houve uma força-tarefa atrás de documentos perdidos e adoção da técnica de digitalização, para não mais permitir a perda de registros.

Segundo Reis, o acervo reúne mais de três mil leis aprovadas entre as décadas de 1940 e 1990. Quanto às fotografias, trata-se de imagens de diversas fases do Legislativo, com registros atuais, produzidos pela Assessoria de Imprensa da Casa. O arquivo contempla as nove leis orgânicas municipais e os nove regimentos internos, ao longo dos 123 anos da Câmara. Outros itens dão conta de códigos administrativos do município, relatórios de atividades do Executivo e do Legislativo, entre outras coleções.

Com relação às mais de 400 mil páginas de jornais digitalizados, o novo portal traz as folhas precursoras do município: O Caxiense, de 15 de outubro de 1897, e Il Colono Italiano, de 1º de janeiro de 1898. O documentalista Reis detalha que o Centro de Memória da Câmara e o Arquivo Histórico João Spadari Adami digitalizaram 65 títulos de periódicos municipais, sob a guarda, em meio físico, do próprio arquivo. Informa, ainda, que, desde 2010, pela página eletrônica, é possível consultar os exemplares.

O Centro de Memória está aberto à visitação pública e gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h, junto ao prédio do Legislativo caxiense (Rua Alfredo Chaves, 1.323, Bairro Exposição). O número telefônico é: (54) 3218-1631.

18/05/2015 - 16:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo