Voltar para a tela anterior.

Vereador Guila Sebben defende a redistribuição do bolo tributário

O parlamentar criticou a quantidade de impostos pagos e o pouco retorno do governo federal


A redistribuição do bolo tributário foi a tônica do pronunciamento do vereador Guila Sebben/PP, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (14/05). O progressista trouxe um vídeo do músico Gabriel, o Pensador, em que o artista repete a expressão "chega!", dialogando com o ouvinte sobre o elevado número de impostos, o perdão aos crimes ambientais e a corrupção. O parlamentar afirmou que o povo brasileiro está cansado de ser ludibriado e enganado pelo governo, que arrecada muitos impostos e não os devolve para a população, seja através de saúde, educação, segurança ou por meio de práticas sociais.

De acordo com Guila, 65% da riqueza gerada em Caxias do Sul é enviada para Brasília, e não há retorno. Também citou que, atualmente, entre taxas, contribuições, impostos e tributos, existem 48 alíquotas que devem ser pagas em nível nacional, outras dez municipais e cinco estaduais, fora aquelas que são cobradas por estarem previstas em leis específicas.

O vereador também mencionou que, em dias de trabalho corridos, desde o início do ano até o dia 21 de maio, o contribuinte atua, apenas, para pagar impostos ao governo. Enquanto isso, segundo ele, entre 21 de maio e o mês de setembro, os serviços se destinam a custear demandas que o governo deveria suprir, mas que não as dispõe à população, como saúde e educação. "Somente, após setembro, é que o contribuinte trabalha para sustentar a sua família", considerou.

Guila ainda expôs dados do chamado Impostômetro, que é um aparelho localizado em São Paulo, com a função de medir a quantidade de impostos arrecadados pelo governo federal, desde o início do ano. Conforme o parlamentar, que recebeu o apoio do colega Rafael Bueno/PCdoB, até o momento, já foram arrecadados mais de R$ 697 bilhões, em tributos da União.

14/05/2015 - 21:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo