Voltar para a tela anterior.

Projeto que autoriza abertura de acesso particular em Forqueta é apreciado em primeira discussão

A proposta do Executivo voltará ao plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul para a votação final


Os parlamentares caxienses apreciaram, em primeira discussão, o projeto de lei complementar (PLC 12/2015) que autoriza abertura de acesso particular em direção à RS-122, no bairro Forqueta. O texto, que esteve na ordem do dia desta quarta-feira (13/05), voltará ao plenário para segunda discussão e votação final. No último dia 30 de abril, o vereador Daniel Guerra/PRB pediu vista, para analisar melhor a matéria.

Por meio do PLC, a prefeitura pede autorização ao Legislativo para que a empresa Tondo S.A., voltada ao processamento de trigo, possa abrir um acesso particular em direção à RS-122, no bairro Forqueta. De acordo com o projeto, a extensão do acesso é de 540 metros, com largura de 27,34 metros. Segundo o texto, caberá à proprietária do imóvel "executar todos os serviços de infraestrutura a serem implementados na extensão do acesso, tais como rede de esgoto pluvial, rede esgoto sanitário, rede de abastecimento de água, rede de distribuição de energia elétrica e pavimentação, bem como a arcar com as despesas da respectiva obra".

Além disso, a proposição prevê que todos os projetos de viabilização da abertura do acesso devem ser elaborados pela proprietária e condicionados à aprovação dos órgãos públicos pertinentes. Ainda conforme o texto, o Executivo fica autorizado a receber em doação uma área de terras com 1 mil m² no Loteamento Vila Hípica.

Na exposição de motivos, o prefeito Alceu Barbosa Velho explica que, hoje, o trânsito de caminhões da empresa é intenso e já teria havido reclamações por parte da comunidade por causa disso. Segundo o chefe do Executivo, com a abertura do acesso, essa movimentação não geraria tanto impacto para o bairro. O prefeito também detalha a capacidade de produção e de empregos da empresa, informando que ela pretende ampliar seus investimentos e, assim, gerar mais tributos e postos de trabalho na cidade.

 

13/05/2015 - 20:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo