Voltar para a tela anterior.

Caxienses lotam a Casa do Povo em reverência às homenageadas com o Troféu Mulher Cidadã 2015

Cerca de 270 pessoas prestigiaram a entrega da distinção, que ocorreu em sessão solene na noite desta terça-feira (12/05)


Muitas palmas, agradecimentos e belas histórias de vida emocionaram o público que lotou o plenário do Legislativo caxiense, durante a entrega do Troféu Mulher Cidadã 2015, nesta terça-feira (12/05). As seis homenageadas da noite, conforme respectivas categorias, foram: Dolores Machado do Nascimento (Educação); Eda Maria Cousseau Argenta (Profissionalização e Emprego); Geni Dotto Ariotti (Defesa dos Direitos e Combate à Violência contra a Mulher); Gladis Franceschetto Frizzo (Promoção da Participação Política); Izaura Miglioranza Carvalho (Saúde) e Noemia Michelin (Atividade Comunitária).

Na cerimônia, conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Flavio Cassina, cerca de 270 pessoas aplaudiram fortemente o reconhecimento do Parlamento ao trabalho e à dedicação das agraciadas. A vereadora Daiane Melo/PMDB, que juntamente com Denise Pessôa/PT compõe a bancada feminina da Casa, fez o pronunciamento em nome do Legislativo. A parlamentar afirmou que o título de Mulher Cidadã valoriza e estimula outras mulheres a seguirem o exemplo das homenageadas. "Vejo que nada é tão contraditório que ser mulher, ao mesmo tempo sensível e cheia de força. Diante da trajetória dessas mulheres, fica até difícil encontrar palavras. São pessoas que abdicam de momentos de sua vida pelo voluntariado. Por isso, merecem nosso agradecimento", observou Daiane.

Antes de as agraciadas receberem o troféu, o público acompanhou um vídeo com mensagem e imagens sobre a história de cada uma. Em nome delas, discursou Geni Dotto Ariotti. Ela agradeceu a distinção e a indicação feita pelas entidades. Reconhecida pelo trabalho de combate à agressão à mulher, Geni foi enfática ao condenar atos violentos. "A violência contra a mulher é a maior expressão da desigualdade vivida por homens e mulheres", afirmou, ao indignar-se com o fato de o Brasil conviver com o assassinato de uma mulher a cada duas horas.

Geni trouxe diversos dados que mostram como a violência sexual afeta a mulher e como ela consegue enfrentar as dificuldades. Informou que a Delegacia da Mulher em Caxias registra uma média de 500 boletins de ocorrência/mês. Geni frisou a necessidade de a mulher não se calar e de denunciar. Também pediu o apoio da comunidade. "Devemos lembrar que metade da população do planeta é de mulheres e que a outra metade é composta de filhos de mulheres", disse, sensibilizando a plateia.

A coordenadora-geral do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Ivani Lima, realçou o empenho das homenageadas em suas áreas de atuação profissional ou voluntária, parabenizando-as. No mesmo tom, a primeira-dama e coordenadora de Comunicação do município, Alexandra Baldisserotto, transmitiu a saudação do prefeito Alceu Barbosa Velho e ressaltou o valor da família. Agradeceu o empenho das homenageadas em benefício da comunidade caxiense e o apoio dos familiares e amigos de cada uma.

O bispo emérito de Caxias, Dom Paulo Moretto, também prestigiou a solene. Ao final da cerimônia, Noemia Michelin mostrou que, além de sua contribuição comunitária, tem habilidade musical. Entoou uma canção e fez o público  levantar em aplausos.

 

 

SOBRE O PRÊMIO:

- As indicações: todo ano, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher indica para a Mesa Diretora da Câmara as futuras agraciadas. Em seguida, um requerimento é submetido para apreciação e votação dos vereadores, em plenário.

- Quem pode indicar: qualquer entidade, governamental ou não, de âmbito municipal, que desenvolva atividades relacionadas à promoção e à valorização da mulher, pode indicar ao conselho uma candidata ao troféu.

- Quando surgiu: em 2004, por meio de decreto legislativo, as ex-vereadoras Ana Corso e Geni Peteffi idealizaram o prêmio, que passou a ser entregue em 2005.

 

BREVE CURRÍCULO DAS MULHERES QUE FORAM AGRACIADAS NESTE ANO:

1) DOLORES MACHADO DO NASCIMENTO

- Idade: 64 anos

- Categoria: Educação

- Natural: Caxias do Sul

- Casada e mãe de três filhos biológicos e duas filhas de coração

- Atuação/profissão: coordena a Escola de Educação Infantil Tia Laura. É atuante no campo do ensino e da promoção social. Filha de pais separados, ela e seus irmãos foram criados com muitas dificuldades. Começou no voluntariado com os tios, em um albergue noturno no bairro Marechal Floriano. Após o fim das atividades no albergue, o trabalho se voltou a crianças e jovens em vulnerabilidade social. Em 1976, nasce a então chamada Creche Tia Laura. Após a morte do fundador, Paulino Soares do Nascimento, Dolores assumiu a coordenação da Escola de Educação Infantil Tia Laura, onde se encontra até hoje.

 

2) EDA MARIA COUSSEAU ARGENTA

- Idade: 58 anos

- Categoria: Profissionalização e Emprego

- Natural: Caxias do Sul

- Casada e mãe de três filhos

- Atuação/profissão: médica com especialização em Anestesia, tem se empenhado no estímulo à qualificação profissional. Já presidiu o Conselho da Mulher Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul e, hoje, está envolvida com o Projeto Pescar, voltado à capacitação de jovens e adolescentes. Há uma década é voluntária em cursos de empregada doméstica e culinária.

 

3) GENI DOTTO ARIOTTI

- Categoria: Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência

- Idade: 69 anos

- Natural: Tangará/SC

- Casada e mãe de três filhos

- Atuação/Profissão: técnica de enfermagem e assistente social. Já trabalhou em vários espaços da área da saúde, em funções de coordenação. Entre as atividades no campo da Assistência Social, trabalhou na Casa de Apoio Viva Rachel, destinada a acolher mulheres vítimas da violência. Também exerceu ações no campo das medidas socioeducativas prestadas por adolescentes. Há 24 anos é educadora de jovens no movimento escoteiro. Atualmente, preside o Rotary Caxias do Sul - Anita Garibaldi.

 

4) GLADIS FRANCESCHETTO FRIZZO

- Categoria: Promoção da Participação Política

- Idade: 53 anos

- Natural: Marau/RS

- Casada e mãe de dois filhos

- Formação: Administração de Empresas

- Atuação/Profissão: é subprefeita do Desvio Rizzo, assumiu como vereadora (em suplência), exercendo a função de 5 de agosto a 2 de setembro de 2014, e tem se envolvido ativamente no movimento comunitário. Sua trajetória registra a participação na comunidade do Desvio Rizzo, por meio do Grupo de Jovens São Francisco de Assis e Grupo de Emaús. Foi comerciante e procurou sempre acompanhar as demandas da região onde mora, marcando presença em conselhos comunitários e na busca por melhorias para a população do bairro.

 

5) IZAURA MIGLIORANZA CARVALHO

- Categoria: Saúde

- Idade: 58 anos

- Natural: Sananduva/RS

- Mãe de três filhos

- Formação: técnica de enfermagem no serviço público municipal, cuida de perto dos encaminhamentos para teste do pezinho e dos comunicados às mães e aos pais sobre os resultados dos exames. Em 1998, foi lotada no Laboratório de Análises Clínicas da Central de Exames Complementares da Secretaria Municipal da Saúde.  Trabalha na triagem neonatal e mantém permanente atuação em diversas entidades. É voluntária no Centro Espírita Jesus de Nazaré e faz visitas e ações beneficentes na Casa Abrigo Sol Nascente e no Lar do Idoso Bela Vista.

 

6) NOEMIA MICHELIN

- Idade: 73 anos

- Categoria: Atividades Comunitárias

- Natural: Caxias do Sul/RS

- Casada, mãe de três filhos e avó de seis netos

- Atuação: voluntária atuante na área social desde jovem. Hoje, é vice-presidente de um dos Clubes de Mães mais antigos da cidade: o Vovó Leopoldina.  De origem humilde, com nove irmãos, estudou somente até os 14 anos porque precisou trabalhar para garantir seu sustento. Em 1975, conheceu a Irmã Edite Medeiros (já falecida), na época Madre Superiora do Instituto Bom Pastor, entidade que recebia meninas com conflitos familiares encaminhadas pela própria família ou pelo então chamado Juizado de Menores de Caxias do Sul. Nesse instituto, Noemia exerceu o voluntariado por 31 anos. Com o encerramento das atividades do Bom Pastor e da Casa da Mãe Solteira, a Irmã Edite convidou o grupo de colaboradores a continuar como voluntários no Clube de Mães Vovó Leopoldina, no qual Noemia segue até hoje.

12/05/2015 - 22:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo