Voltar para a tela anterior.

Vereador Edi Carlos critica corte de verba na saúde pública

Parlamentar discursou contra a redução de recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS)


Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (06/05), na Câmara Municipal, o vereador Edi Carlos/PSB se mostrou preocupado com a possibilidade de queda no repasse de recursos federais e estaduais para hospitais do município que ameaçam reduzir o atendimento à população.

Conforme o socialista, se não houver acordo entre governo e instituição até junho, o Hospital Pompéia poderá reduzir o número de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa diminuição poderá chegar a 34 mil atendimentos/ano. Caso a ausência de repasses para a instituição continue, poderá promover alterações em 18 leitos hoje destinados ao SUS.

  De acordo com Edi Carlos, 11 leitos serão extintos, promovendo uma economia de R$ 168,4 mil reais ao mês. Os outros sete leitos, hoje públicos, serão destinados ao atendimento privado. Desses sete leitos, cinco são adultos e dois estão equipados para atendimento neonatal.

O parlamentar informou que, via SUS, o Hospital Pompéia presta 78% de seus atendimentos. E o corte de verbas poderá representar uma queda considerável dessa porcentagem, pontuou Edi Carlos. A instituição tem lutado para manter o atendimento pelo SUS em 60%, que é o mínimo exigido para manter a filantropia.

O Hospital Geral também foi mencionado pelo vereador. Conforme o socialista, o corte de verba estadual para essa instituição pode provocar uma redução de até 42% no atendimento público. De acordo com Virgili Costa/PDT, o Hospital Geral não deveria ameaçar reduzir o atendimento à população, pois atende 100% pelo SUS. O pedetista também afirmou que, independente de existir corte de repasse, a advertência dos hospitais em reduzir o atendimento à população não passa de uma ameaça para boicotar o acesso público à saúde.

Edi Carlos também cumprimentou os alunos da Escola Estadual Professor Clauri Alves Flores, de Vila Ipê, que estiveram presentes na plenária da Câmara Municipal e participaram do curso Media, promovido pelo Legislativo.


06/05/2015 - 18:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo