Voltar para a tela anterior.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos critica projeto que trata da terceirização

Assis Melo representou a categoria no espaço da Tribuna Livre desta quinta-feira, no Legislativo caxiense


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, Assis Melo, criticou o projeto que trata da terceirização, no espaço aberto pela Tribuna Livre do Parlamento Municipal. Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (30/04), o dirigente disse que o Projeto de Lei 4330/2004, que versa sobre a terceirização, "pode desregular a nação brasileira, proporcionando um caminho para um país com menos investimento tecnológico e maior número de empresas menores".

Conforme Assis, o Brasil não pode querer aprovar uma lei dessas (o PL está agora em apreciação no Senado) quando não consegue cumprir o essencial, como saúde, educação e saneamento básico. Assis teme que, com a aprovação final do projeto, o trabalhador perca direitos básicos já conquistados, como Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) e férias remuneradas, por exemplo.

Em repúdio ao PL 4330/2004, o dirigente convidou a comunidade para participar de uma caminhada, nesta sexta-feira (1º/05), com saída às 14h de frente do Sindicato (Rua Bento Gonçalves, 1513). O trajeto se estenderá até os Pavilhões da Festa da Uva, onde ocorre um ato show em comemoração ao Dia do Trabalhador (1º/05).

Ainda sobre possível impacto do PL 4330/2004, o sindicalista trouxe números gerais referentes ao mercado de trabalho. Segundo Assis, de cada 10 acidentes na indústria, oito ocorrem em empresas terceirizadas e, em cada cinco mortes por acidente de trabalho, quatro são com funcionários terceirizados. Segundo o sindicalista, o país conta com cerca de 45 milhões de trabalhadores, dos quais 12 milhões são terceirizados.

Na sessão de hoje, o dirigente também destacou as lutas do Sindicato dos Metalúrgicos nos mais de 80 anos de história e sua representatividade. De acordo com Assis, a entidade conta com aproximadamente 15 mil sócios e presta assistência médica, odontológica e jurídica, além de dar uma atenção especial para as áreas de esporte, cultura e lazer.

Após as declarações do dirigente, alguns dos parlamentares se manifestaram. O vereador Pedro Incerti/PDT pediu um momento para reflexão, principalmente no que diz respeito à disparidade de benefícios entre os trabalhadores das esferas pública e privada. Já a vereadora Denise Pessôa/PT garante que o PT estará acompanhando os trabalhadores na caminhada desta sexta-feira. No entanto, ela lamenta que o trabalhador, hoje, luta mais para manter os direitos garantidos do que para conquistar novos direitos.

  O parlamentar Zoraido Silva/PTB lembrou que atuava como jornalista na década de 1980 e, nos primeiros dias de maio, o Parque dos Macaquinhos era fechado para o trânsito. No local, segundo o petebista, ocorriam festas para trabalhadores, que exaltavam as conquistas da categoria.


30/04/2015 - 20:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo