Voltar para a tela anterior.

Daniel Guerra comemora que incentivo à doação de sangue, para fazer parte do REDOME, virou lei municipal

A medida busca encontrar medulas ósseas compatíveis e isenta doadores da inscrição em concursos públicos locais


O fato de o incentivo à doação de sangue, para fazer parte do Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME), ter virado lei municipal, em Caxias do Sul, foi alvo de comemoração do vereador Daniel Guerra/PRB. Na sessão ordinária desta quinta-feira (30/04), o parlamentar destacou que, nos últimos dias, o prefeito Alceu Barbosa Velho sancionou o projeto de lei 150/2014, assinado pelo republicano e aprovado pela Câmara, em fevereiro passado. A iniciativa de Guerra garante que, agora, as pessoas inscritas no REDOME possam ser isentas do pagamento da taxa de inscrição, em concursos públicos municipais.

Guerra explicou que, ao doar de cinco a dez mililitros de sangue, junto ao Hemocentro de Caxias do Sul, a pessoa pode ser inscrita no REDOME. "Ao ser cadastrado no REDOME, o cidadão contribui com o aumento das chances de se encontrarem medulas ósseas compatíveis. Hoje, essa proporção de compatibilidade está na margem de um para cem mil candidatos a doador", detalhou o republicano.

De acordo com o vereador, quando um cadastrado no REDOME é compatível com alguém que precise de medula, o possível doador recebe um contato e o questionamento sobre o desejo de fazer a doação. Guerra informou que o hemocentro do município, na Rua Ernesto Alves, 2.260, atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min, e aos sábados, das 8h ao meio-dia. Disse que os números telefônicos são: (54) 3290-4576 / 4577.

Em apoio à iniciativa de Guerra, manifestou-se o vereador Flávio Dias/PTB.

30/04/2015 - 19:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo