Voltar para a tela anterior.

Câmara concede título de Cidadão Caxiense a Milton Commazzeto

Homenagem reconhece trabalho do psiquiatra em prol da saúde pública na cidade


A Câmara Municipal concedeu nesta quarta-feira o título de Cidadão Caxiense ao psiquiatra Milton Commazzetto, 71 anos. A Sessão Solene, em homenagem pelos relevantes serviços prestados à comunidade por quase quatro décadas, foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Flavio Cassina.

Autor da proposta aprovada pela Casa no ano passado, Cassina destacou o trabalho de Commazzetto, casado, pai de três filhos e avô de três netos. Para ele, o pisquiatra é um "humanista que olhou para todos, independente de a pessoa ter condições de pagar ou não", e elogiou a determinação em melhorar a infraestrutura na área da sáude na cidade.

Milton Commazzetto nasceu em 14 agosto de 1944, em Tapejara (RS). Quando tinha 10 anos, a família se mudou para Farroupilha. Frequentou o Ensino Médio no Colégio Estadual Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul, e cursou a Faculdade de Medicina na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na sequência, se especializou em Psiquiatria na UFRGS.

Em 1976, aceitou convite de trabalho e fixou residência em Caxias do Sul. Na cidade, segundo Cassina, Comazzetto foi um dos idealizadores do Hospital Geral (HG). No período em que foi delegado da 5ª Coordenador Regional da Saúde, conseguiu o terreno do Estado para iniciar as obras do hospital, inaugurado quando ocupou a coordenadoria pela segunda vez.

Além de atender em seu consultório, Commazzetto foi presidente da Associação Médica de Caxias (AMECS) por duas vezes, presidente do Clube Juvenil, professor da Faculdade de Medicina da UCS por 30 anos e vereador mais votado no pleito de 1983. "Ele foi o segundo vereador mais votado da história de Caxias do Sul, com 8% dos votos", disse. O mais votado foi o Padre Giordani.

Emocionado, Milton Commazzetto se disse feliz por ter adotado Caxias do Sul como a sua cidade. "Quando chegamos em Caxias do Sul, eu e a Luíza encontramos um ambiente receptivo. Nós fomos felizes aqui", disse o psiquiatra. "Agradeço de forma profunda, do fundo da alma, essa homenagem da Câmara de Vereadores. Tive o privilégio de usar essa tribuna. Aprendi muito aqui e hoje posso dizer que sou caxiense."

O médico também abordou a decisão de vir a Caxias do Sul. Lembrou que, à época, havia recusado convite para ser professor na UFPel e, inicialmente, rejeitou a ideia de voltar à Serra Gaúcha. Depois, reconsiderou e retornou à cidade, onde iniciou um trabalho que já se estende por 39 anos.

Commazzetto também relatou a luta para construir o Hospital Geral e para criar a Secretaria da Saúde e instou os vereadores caxienses a batalharem por mudanças que busquem construir um país melhor. "Daqui já saíram três governadores e muitos deputados, estaduais e federais. Eu desafio os vereadores a assumirem a bandeira de um novo pacto federativo, em busca de uma pátria melhor ", discursou.

O presidente da Festa da Uva, Edson Nespolo, considerou Milton Commazzetto um "homem de coração" e um "verdadeiro caxiense". O representante do prefeito Alceu Barbosa Velho destacou o trabalho comunitário do psiquiatra, que ajudou a muitas pessoas. "O Commazzetto é um homem generoso com uma alma grandiosa."


29/04/2015 - 21:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404

Ir para o topo