Voltar para a tela anterior.

Caxienses prestigiam as cinco décadas de história do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

O plenário do Legislativo ficou lotado na sessão solene em homenagem à entidade


A comunidade prestigiou a comemoração dos 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, em sessão solene na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (28/04). Com cerca de 170 pessoas, o plenário do Legislativo ficou lotado para homenagear a entidade que festeja neste ano as cinco décadas de sua Carta Sindical e os 53 anos de atuação na cidade. A cerimônia foi conduzida pelo 1º vice-presidente do Legislativo, parlamentar Edi Carlos Pereira de Souza/PSB.

Proposta pelo vereador Raimundo Bampi/PSB, que já presidiu o Sindicato, a distinção contou com a aprovação dos demais parlamentares. Na solenidade desta noite, Bampi fez seu pronunciamento em nome da Casa e se mostrou lisonjeado pela oportunidade. Conhecedor do trabalho do Sindicato, o vereador detalhou sua trajetória. Lembrou antigos dirigentes, agradeceu aos funcionários e valorizou principalmente quem lida com a agricultura. Informou que oito agricultores já passaram pela presidência do sindicato desde seu surgimento. Bampi mencionou as dificuldades e as vitórias da entidade e seus sócios ao longo de meio século. "Poderíamos citar diversos avanços, mas queremos mencionar um, que é maior que os avanços econômicos: o reconhecimento do nosso agricultor como cidadão perante a sociedade", frisou o parlamentar.

De acordo com Bampi, hoje, o Sindicato conta com 3 mil sócios. Em termos de atuação, segue lutando pelos direitos do homem e da mulher do campo e por mais atenção por parte dos poderes públicos. O vereador também informou que, a contar de ontem (27/04), a entidade passou a adotar uma nova razão social: Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul.

Atualmente, a entidade é presidida por Rudimar Menegotto, que se manifestou em agradecimento ao Legislativo.  O dirigente estendeu a gratidão a diretorias e funcionários antigos e atuais, e compartilhou a distinção especialmente com os produtores rurais. "Sinto-me honrado por estar aqui e quero dividir essa homenagem com todos vocês", ressaltou. Menegotto reafirmou a relevância do trabalhador rural na comunidade, lembrando que, sem o cultivo do homem do campo, dificilmente haveria comida à mesa.

Representando a Assembleia gaúcha, acompanhou a solenidade o deputado estadual Elton Weber. O parlamentar saudou antigos e atuais dirigentes e os agricultores da região pelo empenho sindical.  "Esta história pode ser contada de forma cronológica, mas o grande valor está nas lutas e conquistas que o Sindicato alcançou até hoje", sublinhou Weber.

O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Arai Horn, cumprimentou a entidade em nome do prefeito Alceu Barbosa Velho. Horn recordou de melhorias que os agricultores alcançaram a partir da luta do Sindicato. Exemplificou que, antigamente, vários produtores tiveram de vender terras para garantir o atendimento à saúde. Segundo ele, essa realidade mudou com os direitos sociais, as linhas de financiamento e o seguro agrícola. Para finalizar a cerimônia, o Coral Stella Alpina brindou a plateia com música.

 

Um pouco da história do Sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul começou sua trajetória em 27 de abril de 1962, numa reunião de agricultores no Salão Paroquial do bairro Santa Catarina, onde foram fundados dois sindicatos: o Sindicato dos Pequenos Proprietários Rurais, geralmente formado pelos pais; e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais sem Terra, composto pelos filhos.

À época, havia o entendimento do Ministério do Trabalho, ao qual os sindicatos de trabalhadores eram atrelados, de que ambos pertenciam a categorias diferentes. Porém, posteriormente, o próprio Ministério reconheceu que ambos eram trabalhadores rurais e, portanto, pertenciam para a mesma categoria. Expedida em 24 de agosto de 1965, a carta sindical do Ministério do Trabalho já constava com a nomenclatura Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

28/04/2015 - 22:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo