Voltar para a tela anterior.

Dia Nacional do Trabalhador Doméstico é lembrado pelo vereador Zoraido Silva

Parlamentar trouxe dados sobre a categoria e elogiou o trabalho dos profissionais que atuam na área


O Dia Nacional do Trabalhador Doméstico, comemorado em 27 de abril, foi pauta do vereador Zoraido Silva/PTB durante sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (28/04). De acordo com Zoraido, a data é em homenagem à padroeira das domésticas, Santa Zita, nascida no ano de 1218 na cidade de Lucca, na Itália. A padroeira teria trabalhado para uma família nobre e teria sido canonizada pelo Vaticano em 1696.

Segundo Zoraido, o trabalhador doméstico está presente na maioria das casas das pessoas, desempenhando papéis de confiança e necessidade. Para explanar sobre o assunto, o vereador trouxe dados que compartilhou com os parlamentares presentes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012, havia 6.446.000 trabalhadores domésticos em todo o país. Desses, 5.948.000 eram mulheres e 498 mil eram homens. Somente na região Sul do país, havia 890 mil profissionais, dos quais 830 mil eram mulheres e 60 mil eram homens.

O petebista também destacou dados de 2013 que preocupam. De acordo com o IBGE, em comparação com 2012, a região Sul registrou queda de 58 mil postos de trabalho no setor, sendo 28 mil postos masculinos e 30 mil postos femininos. Em outro estudo, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que, em 2009, apenas um quarto da categoria trabalhava com carteira assinada. Além disso, a remuneração média girava em torno de R$ 386,45, sendo inferior ao mínimo nacional à época, de R$ 465.

Posicionando-se em apoio, o vereador Gustavo Toigo/PDT cumprimentou Zoraido e citou a relevância do trabalho prestado pelos profissionais domésticos. Já o parlamentar Renato Nunes/PRB fez alusão à profissão, citando sua mãe. De acordo com o republicano, sua mãe havia amparado o sustento da família por meio de trabalhos domésticos.

Zoraido também mencionou os avanços conquistados pela categoria, como a promulgação da Emenda Constitucional 72, que estabeleceu mais direitos, como a definição da jornada de trabalho, o pagamento de horas extras e o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

28/04/2015 - 19:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo