Voltar para a tela anterior.

Alunos do Colégio São José acompanham palestra sobre a vida de escoteiro, em atividade no Legislativo

Promovido pela Casa de Leitura, o bate-papo foi mediado pelos jovens Gabriel Rodrigues e Ivan Bisol


Os universitários Gabriel Rodrigues e Ivan Bisol dividiram seu conhecimento relacionado ao escotismo com uma turma de estudantes do Colégio São José, durante bate-papo organizado pela Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa do Parlamento de Caxias do Sul, na manhã desta segunda-feira (27/04).  Trinta e seis alunos do 1º ano do Ensino Médio estiveram no Legislativo acompanhados pela professora de Matemática Isabel Cristina Medeiros.

Os escoteiros apresentaram aos alunos dados sobre o movimento no município, no Brasil e no mundo. Explicaram o que é preciso para ingressar nos grupos e relataram a respeito das diversas atividades que desenvolvem, com propósito voluntário ou de aprendizado, envolvendo estratégia, disciplina e integração.  

Conforme Gabriel, que é estudante de Jornalismo, em Caxias do Sul, existem, atualmente, oito grupos de escotismo em atividade e cerca de 850 participantes. Em território gaúcho, são 11 mil escoteiros. No Brasil, o número gira em torno de 80 mil e, mundialmente, são 40 milhões. "Para 2023, queremos chegar aos 100 milhões de participantes e ser o maior movimento de jovens do mundo", afirmou Gabriel, estendendo o convite aos estudantes do São José.

Acadêmico de Administração, Ivan auxiliou Gabriel a mostrar aos alunos como se utiliza o tradicional lenço de escoteiro e quais os diferentes significados e usos conforme a cor. Eles também apresentaram vídeos dos acampamentos e ações de solidariedade e de cuidado com o meio ambiente executadas em algumas regiões, como no bairro Reolon, em 2014. Para quem quiser participar do movimento, eles orientam a procurar um dos grupos caxienses, os quais, tradicionalmente, se reúnem aos sábados à tarde.

Uma das alunas presentes na atividade, Manuela Giusti, 15 anos, é escoteira e conta que o movimento lhe ensinou muito em termos de organização e permitiu a conquista de várias amizades. Na avaliação da professora Isabel, o escotismo tende a ajudar os alunos a serem mais autônomos e independentes. A docente acredita que o movimento auxilia os jovens na tomada de decisões e na adoção de estratégias mais adequadas para resolver problemas que o cotidiano apresenta.

A palestra realizada hoje no Legislativo integra a programação da 1ª Semana dos Escoteiros de Caxias do Sul, que se iniciou no dia 18 e se estende até a próxima quarta-feira (29/04), tendo a Câmara de Vereadores como apoiadora. O objetivo do movimento é mostrar à sociedade os benefícios do escotismo na formação dos jovens.

27/04/2015 - 13:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo