Voltar para a tela anterior.

Legislativo comemora os 80 anos da SER Caxias

Os parlamentares aplaudiram a trajetória do clube em sessão solene, na noite desta quinta-feira


A história de 80 anos da Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul (S.E.R. Caxias) recebeu o reconhecimento da Câmara Municipal de Caxias do Sul, em sessão solene desta quinta-feira (09/04). A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, Flavio Cassina.  A proposição da homenagem foi apresentada pelo vereador licenciado Felipe Gremelmaier/PMDB e aprovada em plenário. Em nome do Legislativo, fez seu pronunciamento o parlamentar e torcedor do Caxias Edson da Rosa/PMDB.

Edson ressaltou a trajetória do time (leia abaixo), com destaque para suas vitórias. A dedicação das direções, jogadores, funcionários e torcida também recebeu a atenção do parlamentar. "O SER Caxias, na glória de seus 80 anos de existência, norteou a prática esportiva com lealdade: adversários em campo, jamais inimigos fora dele", frisou Edson.

Em nome do clube, se manifestou o presidente Nelson Mário Rech Filho. O dirigente realçou o sentido do futebol do Caxias que mobiliza paixões. Agradeceu às pessoas que ajudaram a construir a SER Caxias. Ao reverenciar o torcedor grená, comentou sobre a recente queda do time para a série B, ficando na Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho. "Agradeço ao torcedor, que está abalado por conta da nossa queda. Por isso, transferimos a festa do aniversário para o dia 8 de maio, quando esperamos ver o torcedor de volta. Para a festa, pretendemos anunciar novidades, com atletas de peso. O Caxias vai procurar compensar e dar a resposta que todos estão esperando", prometeu Rech.

Representando o prefeito Alceu Barbosa Velho, o secretário municipal de Governo, Felipe Gremelmaier, que é torcedor e conselheiro do Caxias, leu uma crônica que elaborou especialmente para o time do coração, contendo trechos do hino da equipe. "A torcida grená pode não ser a maior, mas é diferente das demais. A movimentação em dias de jogo tem todo um simbolismo. Neste momento, eu aproveito para homenagear as mulheres e homens que fazem com seu grito um clube viver por 80 anos", frisou.

O presidente Cassina também fez questão de motivar a equipe, destacando que o importante para um time não é contar os tombos que leva, mas quantas vezes consegue levantar.

 

Um pouco da história da SER Caxias

O clube que viria a se tornar a S.E.R Caxias surgiu em 10 de abril de 1935, resultante da fusão de outros dois, o Rio Branco e o Rui Barbosa, quando, então, passou a se chamar Grêmio Esportivo Flamengo. Devido a dificuldades financeiras, em dezembro de 1971, a agremiação se juntou ao clube Juventude, criando a Associação Caxias de Futebol, que durou até 1975. A nomenclatura S.E.R. Caxias se fixou em novembro de 1975, a partir da desativação da associação. O Caxias retomou as cores grená, azul e branco, as quais o caracterizam até hoje.

Entre alguns fatos da história do clube, estão: a construção do Estádio Centenário, em 1976; a participação do time no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil; e a conquista do Campeonato Gaúcho, em 2000.

09/04/2015 - 21:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo