Voltar para a tela anterior.

Bandeira reúne agentes comunitários de saúde do Interior

Grupo falou sobre dificuldades no trabalho, principalmente, de deslocamento


Na manhã desta segunda-feira (06/04), na sala das comissões da Câmara Municipal de Caxias do Sul, o vereador Arlindo Bandeira/PP reuniu um grupo de agentes comunitários de saúde que atuam no Interior do Município. O encontro contou com a presença do diretor de atenção em saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Cézar Augusto Roncada, e de agentes dos distritos de Criúva, Vila Oliva, Vila Seca e Santa Lúcia do Piaí.

O objetivo da reunião era ouvir o relato dos principais problemas desses profissionais, para realizarem o seu trabalho. Segundo o grupo, os agentes enfrentam sérios problemas de deslocamento, com longas distâncias, acesso difícil, por causa de trechos com estradas de chão e potreiros, além de, em algumas propriedades, terem que lidar com animas perigosos. Disseram que, em algumas localidades, já ocorrem problemas de assaltos.

Umas das agentes, Viviane Vacchi, de Criúva, também salientou que os profissionais usam carro próprio para se deslocarem até os atendimentos, sem receber nenhum auxílio-transporte ou gasolina. "Temos que gastar do salário que recebemos, para garantir gasolina e a manutenção do carro, a fim de trabalharmos. Têm lugares que são muito distantes. Fica impossível irmos a pé. Gostaríamos de ter o mesmo benefício dos agentes que trabalham na área urbana", disse Viviane.

O diretor de atenção em saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Cézar Augusto Roncada, reconheceu a importância do trabalho dos agentes. Ele fez algumas explicações sobre a chamada lei do difícil acesso, entre outros questionamentos, e afirmou que é necessário evoluir o tema e encontrar uma forma de construção coletiva, e que fique bom para todos os profissionais.

06/04/2015 - 14:47
Gabinete do Vereador Arlindo Bandeira
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo