Voltar para a tela anterior.

Henrique Silva reitera pedido pela devolução simbólica dos mandatos de ex-vereadores cassados

O vereador lembrou os 51 anos do golpe militar de 1964, completados nesta semana


O pedido para que a Câmara Municipal de Caxias do Sul devolvesse, simbolicamente, os mandatos do então vereador titular Percy Vargas de Abreu e Lima e dos suplentes da antiga Aliança Republicana Socialista (ARS), cassados em 20 de abril de 1964, na 5ª legislatura da Casa (1964-1968), voltou a ser solicitado pelo vereador Henrique Silva/PCdoB. Na sessão ordinária desta terça-feira (31/03), Henrique destacou que o seu projeto de resolução, com essa previsão, continua tramitando na Câmara.

O comunista aproveitou para lembrar que, nesta semana, o golpe de 1964 está completando 51 anos. O regime, implantado entre 31 de março e 1º de abril de 1964, durou até 15 de janeiro de 1985, com a eleição indireta do falecido Tancredo Neves a presidente da República. Suplente da ARS à época, Luiz Pizzetti acompanhou o pronunciamento de Henrique, no plenário do Legislativo caxiense. De acordo com o vereador, aquelas cassações aconteceram sob a justificativa de os então parlamentares da ARS serem comunistas.

Henrique também criticou a intenção de alguns manifestantes, pelo país, de requisitarem a volta daquele regime. "Quem pede isso, se estivesse em um contexto ditatorial, sequer, poderia ir às ruas se expressar", alertou. O parlamentar ressaltou que, nos últimos dias, o deputado federal Wadson Ribeiro/PCdoB apresentou, na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que prevê a detenção, de três a seis meses, para quem praticar apologia ao retorno da ditadura militar ou a novas rupturas institucionais.

Enquanto isso, o vereador Gustavo Toigo/PDT recordou que o então presidente deposto, o falecido João Goulart (Jango), à época, vinha implementando as chamadas reformas de base. Afirmou que, entre outros pontos, as medidas apontavam para melhorias agrárias e urbanas, defesa da indústria nacional e controle nas remessas de lucro ao exterior. Lamentou cassações de mandatos, prisões e mortes, nos quase 21 anos da ditadura brasileira.

Na sequência, o vereador Pedro Incerti/PDT atentou que a medida inicial de Humberto de Alencar Castelo Branco, o primeiro presidente do regime militar, foi cassar os mandatos de 48 deputados federais que integravam a base de apoio ao governo do ex-presidente Jango. O vereador Raimundo Bampi/PSB também se somou ao pesar pelo período ditatorial. O vereador Jaison Barbosa/PDT cumprimentou Henrique pela sua atitude, em defesa do trabalho e dos operários.

31/03/2015 - 18:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo