Voltar para a tela anterior.

Representantes do Curso de Ciência da Computação da UCS destacam os avanços da Tecnologia da Informação

Da Tribuna Livre, os docentes Simone Paiva, Helena Ribeiro e Odacir Graciolli também lembraram os 30 anos de criação do bacharelado


As boas perspectivas do mercado da tecnologia da informação (TI) ganharam ênfase na Tribuna Livre do Parlamento caxiense, durante a sessão ordinária desta terça-feira (31/03). O espaço foi utilizado por representantes do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o qual completa três décadas neste ano de 2015.

A coordenadora do bacharelado, Simone Cristine Mendes Paiva, lembrou que, há 30 anos, o curso dava seus primeiros passos e a telefonia móvel era ainda inimaginável. "Hoje, a telefonia móvel está presente em toda a sociedade, o correio eletrônico, a comunicação através de dispositivos móveis e a computação na nuvem mudaram completamente a relação e a comunicação entre as pessoas", observa Simone.

A coordenadora informa que, em meio a esse avanço, tem faltado profissionais capacitados para atuar no ramo da tecnologia da informação. Por isso, o terreno é fértil para quem deseja  ingressar na área ou a quem já atua. "A carreira na área de TI é extremamente próspera. O setor emprega mais de 1,3 milhão de pessoas e, até 2016, terá um crescimento de 30%. Até 2022, a perspectiva é de que exista um déficit em torno de 408 mil profissionais em TI no Brasil", divulgou Simone, com base em dados da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Em seu pronunciamento, a docente valorizou os profissionais que fizeram nascer o Curso de Ciência da Computação da UCS e os que deram continuidade: professores, acadêmicos, gestores, funcionários, comunidade em geral. Conforme a coordenadora, o primeiro vestibular ocorreu em 1985 e a primeira turma se formou em 1989, com 15 alunos. Hoje, o curso tem cerca de 300 estudantes. Alguns dos antigos alunos são, agora, docentes e muitos implementaram seus próprios negócios.

Representando o Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, a coordenadora do Curso de Licenciatura em Computação, Helena Graziottin Ribeiro, compartilhou com a comunidade acadêmica a alegria de ver um curso chegar aos 30 anos, formando profissionais competentes e valorizados. Também pontuou a visão de futuro e de inovação de quem atua na área.

O vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, Odacir Deonisio Graciolli, ressaltou que a universidade está de portas abertas na área da tecnologia da informação. Reafirmou o potencial do segmento e comentou que há certa preocupação com a entrada de produtos vindos de outros países, quando o Brasil poderia produzir programas e sistemas a partir de seu próprio território.

Graciolli agradeceu o espaço e os cumprimentos de parte dos vereadores que elogiaram o trabalho da instituição. De acordo com dados de um vídeo institucional apresentado na sessão, a UCS tem 37 mil alunos e, em seus 48 anos de história, já formou 70 mil profissionais. Ao final da Tribuna Livre, os parlamentares Henrique Silva/PCdoB, Daniel Guerra/PRB, Gustavo Toigo/PDT, Jaison Barbosa/PDT e o presidente Flavio Cassina saudaram os profissionais, docentes e alunos do curso de Ciência da Computação.

31/03/2015 - 18:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo